sexta-feira, 19 de setembro de 2014

[Opinião] Ann Brashares - Aqui e Agora

Mais informação no site da editora.

Que posso dizer eu sobre este livro? Já tinha ouvido falar da autora Ann Brashares anteriormente, mas esta foi a minha estreia com a autora. Editado recentemente pela Editorial Presença, ‘Aqui e Agora’ cativou-me desde início pela sua sinopse, e como adoro distopias, assim que saiu adquiri-o e pouco tempo depois iniciei-me na sua leitura.

Prenna James, presentemente com 17 anos pertence a uma comunidade de viajantes do tempo que voltaram ao passado para salvar o mundo das epidemias que o assolarão no futuro. Nesse futuro, uma picada de mosquito era suficiente para causar a morte, o que lançou uma epidemia que dizimou populações. 

Regressados a 2014, vivem numa comunidade onde reina a opressão, tendo que seguir 12 regras essenciais e invioláveis que permitem manter a sua comunidade em segredo dos locais. Entre essas regras está explicito que não poderão em nenhuma circunstância revelar de onde vem e não poderão desenvolver relações com qualquer pessoa exterior à comunidade.

A personagem de Prenna começa por se apresentar como uma rapariga tímida, que tenta não dar nas vistas, tendo em conta o que lhe é imposto pela sua comunidade, e sobretudo apresenta uma atitude de conformidade com a situação, mostrando por vezes vislumbres de uma revolta que tem dentro de si contra o autoritarismo e abuso deste sistema. Esta personagem sofre uma evolução ao longo da história e vemos Prenna a tornar-se mais dona de si e capaz de se impor pelo que considera correcto.

Ethan é colega de Prenna, uma personagem extrovertida, brincalhona que acaba por ser um bocado o inverso de Prenna. É muito fácil gostar de Ethan e tornou-se a minha personagem preferida no decorrer do livro, sem qualquer dúvida. As interacções e os flirts dele com Prenna tornam a leitura deliciosa.

Com a excepção de um pequeno prologo, que nos mostra o decorrer da acção em 2010 pelo ponto de vista de Ethan, toda a história que se segue passa-se no ano de 2014 e é nos contada pela perspectiva de Prenna. A história, sendo destinada para um público mais juvenil, é contada através de uma escrita simples e de fácil percepção para o leitor.

Confesso que no início da leitura estava a tornar-se um bocado complicado envolver-me na história, pois foi a primeira vez que li um livro que abordava as viagens ao futuro, neste caso, do futuro para o presente, mas depois de algumas páginas comecei a entrar na história e já não conseguia largar o livro. 

Devo dizer que recomendo ‘Aqui e Agora’ a todos que, como eu, gostam de distopias, mas também não posso deixar de o recomendar a quem gosta de uma história com romance à mistura e que mostra que nos devemos ter a coragem de nos impormos pelo que achamos correcto, mesmo que isso nos faça sofrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário