domingo, 14 de dezembro de 2014

[Opinião] Flores Silvestres de Linete Landim



Este é o livro de estreia da nossa autora nacional, Linete Landim. Já tinha lido anteriormente, o 2º volume da trilogia Vale Ribeiro, e aconselho a quem já leu algum sem ter lido o 1º, que o faça na mesma, pois fica muito a perder se não ler este maravilho livro. Arrisco a dizer que gostei mais deste que do 2º volume.

Este livro retrata um casamento combinado entre Afonso e Ines, como tantos outros que haviam nesta época, mas o que vamos descobrindo ao longo do livro é que o noivo não foi assim tão obrigado a casar como pensávamos. Ao inicio comecei a criar um sentimento negativo em relação à personagem masculina, as suas atitudes não eram realmente de um homem que aparentemente demostrava amar a mulher. A falta de confiança nela estava-me a tirar do sério, embora mais tarde haja uma tentativa por parte da autora de justificar essas atitudes, que a mim não me convenceram muito. E não gostei sobretudo de ele não confiar na mulher mas andar a esconder segredos sobre ele, enfim... piorou ainda mais quase no final do livro com uma cena de alguma violência que me deixou com vontade tremenda de entrar no livro e dar umas valentes bofetadas ao duque Afonso. No entanto o desenlace dessa cena é tão rapido e imprevisível que a mim me fez confusão, seria realmente uma mulher daquela época capaz de fazer o que Ines fez ao marido? É que a atitude dele presumo que fosse muito habitual mas a dela, foi de uma coragem extrema.

Houve um certo ponto que o livro se tornou chato, começa a haver demasiado destaque em personagens secundárias. Até percebo pois algumas vão ser as principais no 2º e 3º volume, mas acho que foi dada muito cedo neste livro, demasiada importância a elas.

Não posso contudo deixar de dar os sinceros parabéns pelo magnifico enredo criado neste livro, a cada virar de página estamos sempre presos a um segredo, a uma mentira por desvendar. Os seus momentos são bastantes lineares e sem falhas temporais ou espaciais. Arrisco dizer que estamos perante uma autora de um nivel muito perto de qualquer outra autora de romances históricos sensuais com destaque mundial.


Trilogia Vale Ribeiro : 





Sem comentários:

Enviar um comentário