quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

[Opinião/Livros VS Filmes] 'O Salão Dourado' de Rebecca Kohn



Sinopse:

"A história bíblica da Rainha Ester — cuja beleza apenas era igualada pela sua sabedoria — inspirou as mulheres ao longo de séculos. Capturando as paixões e o perigo da política que tornaram o legado de Ester tão intemporal, O Salão Dourado revela uma pesquisa meticulosa e leva-nos às profundezas do Império Persa.

Orfã e aterrorizada, Ester começa uma nova vida com o seu primo, um homem bem posicionado na corte, a quem está prometida. Mas é na luxúria do harém real que se torna mulher. Ester procura conquistar o coração do Rei Xerxes e a libertação do seu povo. Mas a sua ascenção ao trono tem um preço: terá que voltar as costas a tudo o que alguma vez desejou, e entregar o corpo a um homem que nunca poderá amar.

Outras Críticas
“A história da rainha Ester é uma das mais românticas da Bíblia. Mas O Salão Dourado leva-nos a lugares a que o Antigo Testamento nunca sonhou levar-nos.”

STEVEN PRESSFIELD, autor de A Última Amazona"

Primeiro vou dar a minha opinião quanto ao livro e só depois faço a distinção entre o livro e o filme.

"O Salão Dourado" é um romance histórico passado nos antigos salões dos reis do deserto. Foi lançado pela editora saída de emergência em 2006, e já na altura teve muito sucesso. 

Conta a história de Ester, uma jovem prometida ao seu primo Mordechai, um homem muito bem posicionado na corte. Quando os seus pais morrem e ela vai viver com o mesmo descobre que ele é frio e não está interessado nela, mas mesmo assim Ester apaixona-se. 

Uma noite é raptada pelos guardas reais e levada para o harém do Rei Xerxes. Mais tarde é escolhida pelo mesmo, e torna-se assim rainha da Pércia. 

A parte que mais gostei de ler no livro e que depois me desiludiu devido ao filme, é mesmo a paixão de Ester por Mordechai que nunca se altera, estive até à ultima página a imaginar que ela se iria apaixonar pelo rei, mas tal nunca aconteceu. Esta é só a primeira diferença notada do livro para o filme. 

O filme saiu para os grandes cinemas no final de 2006, realizado pelo Michael O. Sajbel. O realizador deu um toque pessoal ao filme, pois alterou coisas que quem não leu o livro simplesmente adorou, mas quem leu pode nao ter gostado. 

A Ester do filme é simplesmente deliciosa, sonhadora e apaixonada pela vida. Os seus pais são assassinados por um grupo cristão e ela muda-se para ao pé do seu primo Mordechai, mas não com a condição de prometida ao mesmo. Numa noite é raptada juntamente com várias jovens prometidas e levada para uma ala especial do palácio, de modo a poder ser mostrada mais tarde ao rei. Ela bem antes de ter a sua "noite" com o rei apaixona-se pelo mesmo, e ele por ela. Este pormenor da história é lindo, e eu estive sempre à espera que acontecesse no livro.

A parte da história mais emocionante, foi sem dúvida quando Ester se apresenta ao rei sem ele a ter convocado (o que era considerado uma infracção e a rainha podia ser morta se o rei o decidisse) como forma de pedir libertação para o seu povo (os judeus). Eu dei comigo a estar fixada no ecrã para ver o que ia acontecer-lhe, e no livro acabei por ficar igual pois podia ser diferente o desfecho. 

É um bom livro, com pormenores lindos da corte da Pércia, e um filme igualmente bonito pois demonstra a paixão toda entre um homem e mulher e ainda o quanto os Judeus naquela altura eram massacrados. 

Aconselho que leiam e vejam o filme pois ambos se completam e não vão ficar desapontados.
Deixo-vos com o trailer, espero que gostem ;)

    

Sem comentários:

Enviar um comentário