sábado, 28 de março de 2015

[Autores da Semana] Mini-Entrevista a Filipe Amourous


1. O que o inspirou a tornar-se escritor?

A minha escrita nasceu e cresceu nos meus períodos de solidão e isolamento, em que se tornou minha janela para o mundo, numa necessidade de sobrevivência. A voz que grita calada a dor e a angústia.

Quando por sorte a minha vida cruza o amor, o desejo e alegria da partilha, são as palavras que deixo escritas que imortalizam os momentos vividos.

E às pessoas da minha vida, dedico sem pudor e por palavras a minha profunda admiração.

Falo o que vejo e o que escuto quando observo maravilhado as pessoas que se movimentam diante de mim. Sou apaixonado pela humanidade.

2. Quais os autores que admira?

Tenho uma Mãe que devora livros e desta forma, tive o privilégio de conhecer obras fantásticas de autores formidáveis desde a minha infância.

Adorei os livros que li de Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Virgílio Ferreira, Andre Gide, Antoine de Saint-Exupéry, Moliére, Voltaire e Shakespeare, entre tantos outros.
Aprecio muito a Poesia de Sophia de Mello Breyner e tenho muita curiosidade de ler Flôr Bela Espanca, nem sei porque nunca me cruzei com a sua escrita.

Ao chegar ao Brasil, tive a sorte de me emprestarem a obra completa de Vinicius de Moraes e fiquei rendido e maravilhado perante essa escrita.

3. Como descreveria a sua escrita?

Não é com vaidade que digo que me emociono cada vez que leio certos textos meus, pois revivo neles a forte emoção em que foram escritos.

Procuro que os meus poemas tenham ritmo, desejo que sintam ao ler, a energia que passo em cada palavra que escrevo.

A minha escrita é de mim para o mundo, é intensa e emotiva, quer na poesia como na prosa, são sentimentos e momentos que transmito, por isso é curta e breve.

4. O que nos pode dizer sobre a sua obra 'Adoramoestimo'?

Adoramoestimo é a concretização de um sonho e a o sentimento de enorme realização pessoal.

Aceitei um desafio de criar um Blog, com o mesmo nome, para apresentar a um universo desconhecido os textos que criava e que iam sendo apreciados pelo circulo estreito das pessoas a quem os partilhava.

O Blog teve uma rapidamente uma visualização que não imaginava ser possível. Cresceu desta forma a vontade de ter em papel a minha obra imortalizada, tal como tantos livros que passaram pela minhas mãos. A Chiado Editora, honrou-me muito ao aceitar editar o meu livro.

Por tudo o que já disse, Adoramoestimo é um projeto muito intimista.


5. Gostaria de deixar alguma mensagem ao seus leitores?

A minha escrita é minha necessidade de comunicar, através dela envio pedidos de socorro, entrego o meu coração apaixonado e falo de pessoas, das relações, de um mundo no qual vivo.

A mensagem segue nestas palavras que cada pessoa irá ler, de acordo com as suas próprias emoções. Assim, não é difícil que os leitores se reencontrem neste ou naquele texto. É este o elo que me liga a cada um de vós.

Sem comentários:

Enviar um comentário