quarta-feira, 4 de março de 2015

[Opinião] 'Diário de Uma Obsessão' de Claire Kendal

Mais informação no site da editora.

Sinopse:
‘Os fãs de Gone Girl irão arrepiar-se com este thriller sobre poder e perseguição. 

Clarissa está cada vez mais assustada com o seu colega Rafe. Ele não a deixa em paz e recusa-se a aceitar “não” como resposta. Está sempre presente. 

Ser convocada para ser jurada é um alívio. A sala do tribunal é um abrigo seguro, um lugar onde Rafe não pode estar. Mas à medida que uma narrativa de rapto e violação se desenrola, Clarissa começa a ver paralelismos entre a sua situação e a da jovem na barra das testemunhas. Se quer sobreviver, Clarissa terá que expor o seu perseguidor. Ao desenredar o macabro e perverso conto de fadas que Rafe teceu em torno deles, descobre que o final que ele visiona é mais aterrador do que ela poderia alguma vez imaginar. Mas como é que alguém pode proteger-se de um inimigo que mais ninguém consegue ver?’


Confesso desde já que este é um género literário que apenas recentemente começou a fazer parte das minhas leituras. Quando foi anunciado este livro pela Saída de Emergência, o que me atraiu em primeiro lugar foi a capa. Quanto à sinopse deixou-me curiosa, mas sempre de pé atrás, pois como disse, não era um género que me tivesse prendido no passado.

Ainda bem que arrisquei.

Neste thriller, Claire Kendal prendeu-me desde a primeira página. O modo como observamos em primeira mão os pensamentos mais profundos de Clarissa, muito bem conseguidos pela forma que nos são apresentados, conseguiram-me fazer entrar na pele de Clarissa.

A acção é rápida, a autora não se perde em descrições sem interesse para a história que quer contar. As interacções com Rafe conseguiram que sentisse, de certa forma, o que se passava pela cabeça de Clarissa, o medo por si e pelos seus, a paranóia, o isolamento que esta situação trazia à sua vida…
Os momentos em tribunal e a ligação entre o seu próprio caso e o julgamento, e a influência que isso trouxe para a personagem foi outro aspecto muito bem conseguido do livro.

Foi no geral uma leitura viciante, depois de tantos meses em que a vontade para ler era quase nula, Claire Kendal viciou-me.

Se tivesse que apontar algo negativo neste livro, seria o final. Sem querer entrar em pormenores para não estragar a leitura a quem ainda não teve oportunidade de o ler (mas têm que o ler!!) achei o fim um pouco apressado sem realmente trazer uma sensação de finalização à história que até então me deslumbrou. 

Ficarei a espera de mais obras desta autora no nosso país.

1 comentário: