domingo, 10 de maio de 2015

[Das Páginas Para o Ecrã] - O Jogo da Imitação (Pode Conter Spoilers)

Na edição de hoje da rubrica vamos debruçar-nos sobre o Filme "O Jogo da Imitação" ("The Imitation Game"). O filme foi inspirado no livro "Alan Turing: The Enigma", sem edição portuguesa. Este filme é, também, baseado na vida real de uma pessoa, neste caso Alan Turing. Alan Turing foi o britânico responsável pela descoberta que mudou todo o rumo da Segunda Guerra Mundial.

O filme aborda portanto todo o processo de raciocínio de Turing na tentativa de descodificar a encriptação de Enigma, a famosa máquina pela qual os alemães comunicavam durante a Segunda Guerra Mundial. Turing foi muito contestado pelos colegas que trabalhavam consigo na tentativa de decifrar a Enigma, devido aos seus métodos que necessitavam de um grande investimento de dinheiro e tempo. Turing acaba por trazer para a sua equipa de trabalho Joan Clarke, mais uma decisão polémica por não ser um trabalho para uma mulher. Alan Turing acaba por ter uma "falsa relação" com Joan Clarke para esconder a sua homossexualidade, que era ilegal no Reino Unido.

O que é certo é que Turing e a sua equipa acabaram por conseguir decifrar o código e tiveram pela sua frente outro problema: como conseguir ganhar a guerra sem os alemães perceberem que tinha sido descobertos?

O filme foi outro dos grandes filmes de 2014, se bem que dividiu opiniões. Na minha opinião o filme é um "must see" e só tem um defeito. Nunca conseguiram introduzir realmente a homossexualidade de Alan Turing na história, sendo que chego a pensar que mais valeria não terem abordado o tema ou então deveriam ter reformulado o enredo de forma a introduzir o tema decentemente. Benedict Cumberbatch e Keira Knightley foram os actores perfeitos para os papéis mostraram muita química e foram uma grande ajuda para o sucesso do filme, apenas não ganharam o Óscar para melhor actor/actriz porque este ano foi recheado de excelentes interpretações.

TRAILER:

Sem comentários:

Enviar um comentário