segunda-feira, 25 de maio de 2015

[Das Páginas Para o Ecrã] - Vício Intrínseco (Pode Conter Spoilers)

E para encerrar a ronda dos Óscars aqui está Vício Intrínseco ("Inherent Vice"). Este filme é inspirado num livro com o mesmo título editado por Bertrand Editora.

Para mim a melhor introdução para este filme é dizer que se nunca estiveram sobre efeito de ganzas este filme dar-vos-á uma boa perspectiva da sensação. Por vezes não entendemos o que se está a passar ou quem é a personagem que está a aparecer. As vezes paira no ar a pergunta se seria suposto saber quem é a personagem e porque está ali.

A personagem principal, Doc Sportello, é obviamente um fã de marijuana (o que seria de espectar pela introdução acima). Ele é um detective privado cuja namorada desapareceu e ele decide investigar o sucedido e procurá-la por Los Angeles.

O filme é muita vezes confuso e não se percebe se o que se está a passar é a "vida real" ou uma "grande moca" de Doc. Personagens entram e saem do filme sem introdução aparente. Um bom exemplo da minha opinião: em certa altura do filme o Doc entra no bordel e distraí-se com duas prostitutas que se estão a "divertir" juntas. Do nada alguém o atinge na cabeça e ele acorda na rua com outro homem ao lado. Ele "sonhou" com o bordel e as prostitutas? Quem é que lhe acertou na cabeça? Tantas perguntas e dúvidas. As respostas? Não as encontrei.

É contudo engraçado ver o Doc a tentar fazer o seu trabalho de detective enquanto se encontra sobre efeito de drogas. Mas não passa disso é um filme engraçado, para ver no domingo a tarde quando nada de melhor passa na televisão.

O filme tem uma banda sonora bastante interessante e agradável, é para mim dos melhores aspectos do filme, bem como uma elenco bastante talentoso (Joaquin Phoenix, Josh Brolin, Reese Whiterspoon, Owen Wilson) que parece ter-se divertido imenso ao longo do filme. Infelizmente parece que o público não foi convidado a juntar-se à festa, visto que o filme ter essa dificuldade em cativar o público.

Trailer: 

Sem comentários:

Enviar um comentário