quarta-feira, 13 de maio de 2015

[Dentro dos Quadradinhos] Os Vingadores #1 (Parte 1)


Vou começar a minha rubrica de bandas desenhadas com uma pequena análise, dividida em duas partes, do impacto das mesmas na sociedade e vou entrelaçar essa mesma análise com uma pequena apresentação de uma das minhas BD favoritas: "Os Vingadores #1". Um livro escrito por Stan Lee e seus colaboradores em 1963 e que viria a ser um êxito de bilheteira 50 anos depois. (50 anos!!!!)

Esta equipa, "Os Vingadores", foi primeiramente formada por Thor, O Homem de Ferro, Hulk, Homem-Formiga e Vespa quando o mundo teve de pedir aos "Heróis mais poderosos da Terra" para lidar com a ameaça que era Loki, o Deus travesso.

A equipa "Os Vingadores" mudou muito de heróis durante todos estes anos. A esta equipa juntaram-se heróis como Luke Cage, Homem Aranha, Capitão América, Capitã Marvel e tantos outros.

ESPEREM! Antes de nos separarmos, a Vespa e eu temos algo que queremos dizer. Todos temos poderes diferentes, mas unidos, poderíamos ser imparáveis.



Trabalhar em equipa? Porque não?




Há tanto que ainda podemos fazer.



Eu estou cansado de ser perseguido! Prefiro lutar ao vosso lado do que contra vocês. E quer queiram, quer não, eu vou juntar-me ao... aos... Hey! O que é que nos chamamos?



É isso. Precisamos de um nome. Devia ser algo colorido e dramático como... os Vingadores, ou...

 ...“ou” nada! É isso. OS VINGADORES.

Este livro foi o início do que seria uma era que iria moldar o futuro de muitas crianças, adolescentes e jovens adultos. Durante todo este tempo as bandas desenhadas, ao contrario da televisão que é tão  absorvida por massas, respeitaram  e abriram mentalidades sobre todo o espectro da nossa sociedade (Estamos a falar dos anos 60) dando vida a heróis magníficos do género feminino como Capitã Marvel, Feiticeira Escarlate e Tempestade, ainda quando os direitos da mulher eram tão escassos e numa sociedade onde a mulher ainda era vista como a "esposa de".

Nestes livros adquiridos (relembro) por crianças, estas mulheres eram mães, professoras, os seres mais fortes do planeta, políticos, policias e presidentes. Este mundo lutou contra o racismo ainda predominante trazendo a vida heróis de diferentes partes do mundo como Pantera Negra, Falcão e a mais recente Ms. Marvel. Também lutou contra homofobia e transfobia trazendo a vida Teddy Altman, Billy Kaplan e tantos outros heróis que um dia eram homens, no outro mulheres. (Sim Capitão America e Thor, estou a falar de vocês!).

Nunca o mundo das bandas desenhadas descriminou nada, a não ser o mal por si só. E não só nos trouxe heróis com os mais diferentes passados, como também enfrentou as politicas do mundo, como por exemplo o casamento gay que foi capa de um dos artigos dos X-Men como resposta aos estados Americanos que ainda não legalizaram o mesmo.

A minha conclusão sendo: que criança pode crescer como estes heróis na sua vida e tornar-se um adulto com uma mentalidade fechada e discurso de ódio? Obrigado bandas desenhadas.


"Se não há nada mas o que fazemos deste mundo, então irmãos, vamos fazer o bem" - Beta Ray Bill

Sem comentários:

Enviar um comentário