domingo, 20 de setembro de 2015

[Opinião] 'Milagres do Céu' de Christy Wilson Beam (Editorial Presença)



Em ‘Milagres do Céu’, publicado e gentilmente cedido pela Editorial Presença, conhecemos os Beam. Uma das suas três filhas, Annabel de nove anos, sofre de uma doença rara e fatal no aparelho digestivo e ao longo dos anos foi sendo submetida a inúmeros procedimentos médicos. Um dia, enquanto brincava no exterior com as suas irmãs, caiu de cabeça para o interior de uma árvore com quase 10 metros de profundidade.

Inicialmente senti-me um pouco reticente com esta leitura. Confesso que o tema da religião na literatura não me fascina. Não sendo crente, estes temas de visitas ao céu e conversas com Deus ou alguma força superior, deixam-me sempre com um pé atrás devido ao meu cepticismo.

Pondo um pouco de parte esta questão da religião, consegui apreciar a história e a narração da mesma. Gostei que, apesar de sabermos logo de início o que iria acontecer na história, a narração não foi feita de forma linear, isto é, a narração vai alternando entre os momentos iniciais do diagnóstico de Annabel com os momentos do ‘presente’ e do acidente na árvore.

Apesar de ser um livro com fundo religioso, como já tinha mencionado, para quem não aprecia o tema facilmente consegue apreciar a história pelo que é sem ser inundado constantemente com informações religiosas, como por vezes acontece neste tipo de obras.

Sendo uma história verídica, gostei muito de conhecer Annabel, da sua força e da força da família que a rodeia. Não sendo uma situação fácil, conseguiram manter a união familiar e ver sempre o lado positivo na vida mesmo quando parecia não haver motivos para isso.

Ainda no contexto religioso do livro, apesar de Annabel partilhar a sua experiência do seu encontro com Deus, mostrou a maturidade de aceitar que houvesse quem não acreditasse na sua história. Nesse momento senti que, ao contrário de muitos livros do género, aqui não tentavam pôr ao leitor os seus ideais. A família queria partilhar a sua história, o seu milagre, e foi isso que fez, incluindo em alguns momentos as suas crenças pessoais mas não as impingindo ao leitor.

Recomendo este livro sobretudo para quem gosta de uma história cheia de esperança e fé, com uma enorme incidência nos valores familiares e na união da mesma. Um livro bem escrito com uma narração envolvente e tocante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário