quinta-feira, 22 de outubro de 2015

[TOP 10] Vícios de Leitora


Olá leitores!

Cá estou eu de volta com mais um top 10. Desta vez decidi pegar nos 10 vícios que tenho enquanto leitora, e acredito que partilhem comigo alguns deles. Desde comprar livros que só vou ter tempo de ler daqui a 50 anos (quase), a ler livros à meia dúzia de cada vez... Espreitem o resto da lista para verem do que vos falo ;)

1. Comprar livros quando ainda tenho 994834424 por ler
Ok, não são assim tantos, mas não consigo resistir. Ora são as novidades que vão aparecendo, ora alguma recomendação... A verdade é que o número de livros que tenho por ler não para de aumentar, já que eu não paro de os comprar. A culpa é das editoras, ninguém as manda publicar tantas tentações!)

2. Não ler a contracapa dos livros
Regra geral, se já li alguma obra do autor e gostei, volto a arriscar. Já por diversas vezes li sinopses que estão feitas de tal forma que acabam por spoilar a leitura, o que odeio. Então parto para a leitura com o factor surpresa, ou lendo fragmentos de opiniões sobre a mesma.

3. Julgar um livro pela capa
Culpada... Claro está, se nem sempre leio as sinopses, muitas vezes julgo o livro pela capa. Se a capa me agradar e aquelas frases que lá aparecem a descrever o livro também, sou capaz de o comprar. Eu sei que não devia mas pronto.


4. Saltar frases
Às vezes, em algumas leituras, como sou muito pouco paciente nas descrições que se arrastam por páginas e mais páginas, vou saltando umas frases e passo para o diálogo. Claro muitas das vezes, quando chego a essa parte de diálogo, não percebo nada e lá tenho que voltar a trás e ver o que perdi.


5. Ebooks e mais ebooks por ler 
Tenho mais ebooks do que alguma vez irei ler. Tenho a aplicação do kobo no meu tablet e por vezes lá vou eu ver quais as promoções, quais os ebooks que estão disponíveis para download gratuito, porque um dia poderei vir a lê-los... Bem leitores, esse dia ainda está por chegar, porque até hoje, li 2 ebooks. Nenhum deles com mais de 100 páginas. Shame on me.

6. Eu nem queria muito, mas estava tão barato...
Sim, não resisto a uma boa promoção, mas é um daqueles vicios que tenho vindo a controlar. Ultimamente tenho tentado conter-me e comprar só os livros que estão na minha wishlist. Claro que por vezes, se o preço é bom, se tenho curiosidade com o autor em questão... Uma leitora não é de ferro!

7. Espinhas na lombada
Odeio de morte livros que parece que foram à guerra e voltaram com as sequelas do combate. Por vezes acontece, mesmo que tenha todo o cuidado do mundo, há livros que simplesmente têm uma edição mais fraca e que por qualquer coisa a capa fica marcada. Essas pequenas marcas de leitura não me incomodam tanto, apesar de continuar a preferir um livrinho novinho em folha. Mas depois há outros que nos fazem pensar: será que a pessoa percebeu que isto é um livro e não uma arma de arremesso?

8. Jacket do filme ou nova edição
Esta aqui é um bocadinho amor/ódio. Gosto imenso quando recebo um livro e vejo que traz a capa original e por cima traz uma outra capa com a nova edição. Mas apesar de gostar, isto não dá jeiteira nenhuma de ler o livro, parece que este anda sempre a passear, depois a sobrecapa fica marcada... Enfim. Não gosto nada quando alteram as capas dos livros para ficar igual ao poster do filme, principalmente em séries em que só a meio da mesma decidem mudar, e depois ficamos com os livros diferentes #odeio!

9. Ler mais do que um livro ao mesmo tempo

O meu attention span é muito reduzido. Ou o livro me interessa, ou se não interessa eu vou começar a saltar frases para ler as partes mais interessantes e vou começar a ler outro livro ao mesmo tempo. Isto normalmente faz com que eu consiga tolerar e terminar algumas leituras. Intercalando uma leitura que não me está a prender com outra mais interessante. O problema é que nem sempre acerto, o que leva a que em certas alturas me veja a braços com duas leituras desinteressantes. Venha então o terceiro!

10. Ressaca literária
Isto acaba por não ser bem um vicio, eu sei, mas vá, já estava a ficar sem ideias sim? Agora mais a sério. Isto é algo que me acontece frequentemente, e que eu odeio! Olhar para as estantes e ver tanta coisa boa por ler, pegar num livro e não conseguir ler mais do que meia dúzia de páginas... Muitas das vezes isto acontece quando estou com algum tipo de problemas ou stress que fazem com que não me consiga concentrar numa leitura, o que resulta em alguns dias sem ler. Em contrapartida depois tenho aqueles dias em que, se o dia tivesse mais horas, lia a biblioteca toda.

E vocês leitores? Quais são os vossos vicios literários? Partilham algum dos meus? Deixem comentário :)

1 comentário: