terça-feira, 24 de novembro de 2015

[Cantinho Otaku] Anime - Attack on Titan (Shingeki no Kyojin)


http://img.csfd.cz/files/images/user/profile/159/001/159001889_4c716b.jpg

“On that day, mankind received a grim reminder. We lived in fear of the Titans and were disgraced to live in these cages we called walls.” 

Grande parte dos fãs de anime pelo mundo reconhece esta frase, não fosse ela pertencer a um dos maiores sucessos jamais vistos na animação japonesa nos últimos tempos. 

Baseado na manga de Hajime Isayama, este anime ganhou tamanha popularidade mundial que consegue manter uma intensa "febre" apesar da primeira temporada ter acabado em 2013.

Ficha técnica: 

Demografia:
Shonen
Género: Distopia, dark fantasy, suspense, acção
Episódios: 25
Enredo: Num mundo pós- apocalíptico, onde a humanidade está em extinção e vive presa em muralhas devido ao domínio de titãs, um jovem com uma determinação jamais vista jura que vai libertar a humanidade do terror.

Na história os titãs devoram pessoas sem razão aparente. O autor não tem receio de mostrar cenas "duras e cruas" tornando o anime mais realista.

História: O que penso que cativou milhares de fãs foi o facto do autor quebrar barreiras. Hajime queria uma história que explorasse o medo e conseguiu de uma forma que nunca foi feita.

O ambiente da história é num mundo distópico onde os humanos estão em extinção devido ao aparecimento de seres colossais (titãs) que eliminaram quase toda a humanidade. Os últimos seres humanos estão presos numa área protegida por 3 muralhas, das quais não podem sair e vivem numa aparente paz há 100 anos até que um dia.... a muralha exterior é atacada.

É neste ambiente de terror que conhecemos Eren (a personagem principal) que durante o ataque sofre um acontecimento traumático que o faz jurar, juntamente com a sua irmã adoptiva e o seu melhor amigo, exterminar todos os titãs da Terra.

Um dos maiores elogios à história é que ela não te deixa respirar (palmas para o realizador). O suspense está muito bem feito e a acção é imparável. Ficas com os nervos em franja só de pensar no que vai acontecer. Consegues sentir o medo, o terror e a união do ser humano para lutar contra a sua extinção. Mas também vês o lado negro da corrupção e da desunião entre quem quer ser livre ou quem prefere viver no conforto das muralhas. A história está cheia de mistérios sobre o mundo: Quem são os titãs? De onde vieram? Estas perguntas não são respondidas na série mas são o motor da história que te fazem querer saber mais.

Animação: A animação é das mais recentes e feitas por um estúdio sem experiência em grandes hits. O que fez com que dessem tudo neste projecto. Resultado: grandes elogios também dados à animação. Os cenários estão espectaculares e pormenorizados. 
http://img3.wikia.nocookie.net/__cb20141019185852/clubpenguinpookie/images/4/46/Shingeki-4-34-eren-jaeger-eyes.jpg
O pormenor espectacular nos olhos das personagens são de uma menção especial. Essencialmente no Eren que ajuda incrivelmente a intensificar as emoções dele.
As cenas de acção no entanto são o que os fãs mencionam mais como uma grande inovação no anime. E é verdade. A acção é extremamente dinâmica e frenética.

Personagens: Infelizmente a primeira temporada do anime não explora muito bem as personagens. O que para mim é normal, tendo em conta que a manga já vai muito avançada. Mas entendo que isto seja um ponto negativo a quem só viu o anime.

Não digo com isto que as personagens são superficiais (são longe disso) mas ficas com a sensação que gostavas de conhecer mais lados delas (na manga conheces mais). Existem no entanto cenas simbólicas que dão um vislumbre de outras dimensões. 

Attack on Titan is Good. Damn Good. But Not Perfect.

Faço uma menção ao facto de grande parte das personagens femininas serem independentes e tão respeitadas como as personagens masculinas (que no anime é raro ver). A personagem principal também é para mim algo nunca visto. Eren nas suas motivações puras é movido por uma raiva psicótica. Nunca tinha visto uma personagem tão incontrolável como ele (e confesso que ás vezes até mete medo).

Banda Sonora: Não costumo fazer uma secção da banda sonora mas neste caso acho pertinente. Isto porque nunca vi uma banda sonora que se misturasse tão bem com a história. O compositor Sawano é especialista em músicas para acção e a banda sonora que criou para este anime intensifica de tal maneira os momentos que é favorita por muitos fãs de anime (mesmo que não gostem da série).

Conclusão: Eu confesso pertencer ao grupo da "febre de attack on titan" apesar de reconhecer falhas (essencialmente na exploração de personagens). Não acho a falta de respostas uma falha porque só saiu a primeira temporada.

Considero uma história cheia de emoções à flor da pele, com muito bom suspense, personagens fortes, boa acção e uma exploração bem feita sobre se a humanidade estivesse em extinção.
E vocês? Alguém já viu este anime? O que acharam?

jaa ne minna-san

1 comentário:

  1. Hajime queria essencialmente mostrar como o medo e a coragem andam de mãos dadas, coisa que normalmente não seria de esperar, porque é um pouco controverso. É o medo e um pouco de coragem que faz com que Armin se torne no que é, e que faz com que Mikasa se torne na melhor atacante que eles tem, o seu medo de perder Eren e Armin faz com que tenha coragem de ataque os malditos dos titas. Tal como em Levi e noutras personagens. Tal como a vontade de não ser gado de Tita.

    Aconselho vivamente a ler o mangá é tudo muito bem explorado! :)

    ResponderEliminar