segunda-feira, 23 de novembro de 2015

[Opinião] 'Gregor - A Primeira Profecia' de Suzanne Collins


‘Gregor – A Primeira Profecia’ da autora Suzanne Collins é a mais recente obra da autora a ser publicada em Portugal, uma vez mais pela Editorial Presença (a quem agradeço o apoio). Esta obra foi publicada, originalmente, antes da trilogia Os Jogos da Fome que acabaram por ser a obra mais reconhecida da autora. E foi com essa trilogia presente na minha mente que soube que tinha que ler mais desta autora.

Tal como muitos outros leitores, parti para esta leitura com a ideia (errónea) de que seria mais uma obra ao género de Jogos da Fome, que tinha adorado. Mas ‘Gregor – A Primeira Profecia’ é de um género totalmente distinto da trilogia de Katniss e para um público diferente também.


Sou grande fã de livros de fantasia, apesar de actualmente não ler tantos como costumava, adorei este (sub)mundo fantasioso criado por Suzanne Collins. Apesar de ser um livro infanto-juvenil (um género pouco habitual nas minhas leituras), com escrita simples e descomplicada adequada à faixa etária a que se destina, não deixa de, ao mesmo tempo, deslumbrar os adultos. Apesar de serem temas diferentes, ao ler este livro senti-me um pouco como me senti ao pegar no meu primeiro livro de Harry Potter há vários anos.

No início achei um pouco estranho ter uma bebé de 2 anos como uma das personagens principais, pensei nos desafios que isso traria na realidade a uma aventura deste género, mas acabei por me apaixonar por esta ‘princesa Boots’ que trazia sempre uma inocência maravilhosa a este livro. 

Gregor apresenta-se como um rapaz ‘normal’ de 11 anos, focado em encontrar o pai, mas neste primeiro livro não lhe consegui ver grande profundidade, também devido à tenra idade provavelmente ou por este se tratar do primeiro livro da série.

Luxa foi sem dúvida a minha personagem preferida. Aparenta ser dura, mimada e de difícil trato, mas com o desenrolar da história, sobretudo quando sabemos mais sobre o seu passado, acabou por se tornar na personagem que mais curiosidade tenho em acompanhar.

Recomendo este livro sobretudo para um público mais jovem, que goste de fantasia, ou para adultos que não tenham medo de dar largas à sua imaginação pelos túneis da subterra.

Fico curiosa pelo próximo livro e a próxima profecia!



1 comentário:

  1. Fiquei (ainda) mais ansiosa para ler este livro!! Parece mesmo giro!

    Beijocas e boas leituras!
    http://the-banal-girl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar