segunda-feira, 9 de novembro de 2015

[Opinião] 'Se Estivesses Aqui' de Francesco Gungui



‘Se Estivesses Aqui’ (livro da Marcador, esteve em passatempo aqui no blog com o apoio da editora) foi a minha estreia com o autor Francesco Gungui. Parti para esta leitura sem grandes expectativas mas, surpresa, acabou por me surpreender pela positiva!

Neste livro conhecemos Alice (Ali) e Luca, um casal de namorados que se vêem na iminência de viver um romance à distância. Luca quer estudar Economia nos Estados Unidos da América, mais precisamente em S. Francisco, pois sente uma vontade de partir e mudar a sua vida, deixando para trás um país e uma vida que já não o fascinam, mas também deixando Ali.

Começando pelos capítulos, que são curtos e de leitura bastante rápida e fluída, este livro é narrado alternadamente por Luca e Ali.

Com algumas críticas sociais pelo meio, ‘Se Estivesses Aqui’ mostra uma relação à distância, mostra que as pessoas crescem, mudam e seguem caminhos diferentes, mesmo que em tempos tenham planeado fazer esse caminho em conjunto. O que faz com que isto aconteça? A vida. Cabe-nos decidir o que vale ou não o nosso esforço. Valerá a pena investir em algo ou alguém que pensamos que já não existe, pelo menos não na forma que nos habituámos? A mudança pode ser boa, podemos mudar juntos, faz parte, chama-se crescer. Por vezes é um caminho solitário, há alturas em que queremos desistir, mas mais à frente no caminho, ou no rio como diria o Luca, tudo ficará claro.

Foi um romance que me tocou, que me levou a pensar. Um daqueles livros que com a conexão certa ao leitor torna-se em muito mais do que um livro. Um romance de leitura rápida, cheio de peripécias e desencontros, que nos deixa agarrados até à última linha, na incerteza de como acabará esta história.
Um livro com que os leitores facilmente se identificarão, com dilemas que, provavelmente, também eles um dia já enfrentaram na sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário