quarta-feira, 11 de novembro de 2015

[TAG] Confissões de uma Bibliófila

Olá leitores!

Hoje trazemos mais uma tag!

Fomos desafiadas para esta tag pela Liliana do Vamos Doar Livros Á Nossa Biblioteca?, que nos desafiou para imensas tags que iremos responder nos próximos tempos. Aproveitem e visitem o blog da Liliana!

Espreitem então as minhas respostas e da Mara a esta tag 'Confissões de uma Bibliófila'!




1. De que género literário te mantens longe?

Cátia: Não costumo ler históricas verídicas, nem nada que envolva 'fui ao céu e vi Deus'. Simplesmente porque não fazem o meu género de leitura.

Mara: Bem o género que mais me assusta e não me agrada nada nem pensar em ler é mesmo "terror".

2. Qual o livro da tua estante que tens vergonha de ainda não ter lido?

Cátia: Não é vergonha nenhuma, mas certamente gostaria de já ter lido vários dos livros que tenho há séculos na estante. Mas hei-de lá chegar ;)

Mara: Acho que os livros que me envergonham de ainda não ter lido são mesmo os que estão por ler desde o inicio do meu vicio (ler e comprar livros) que acreditem ainda são alguns.

3. Qual é o teu pior hábito enquanto leitora?

Cátia: Tantos que até já fiz um post sobre isso (aqui). Mas o pior acho que é mesmo continuar a adquirir livros, tendo em conta o número de livros que tenho por ler.

Mara: Bem o pior hábito ainda é sem dúvida julgar um livro pela capa, há capas que são tão lindas e quando leio a sinopse parece que o livro é perfeito, mas depois já em casa leio um bocado e apercebo-me quenão é um livro nada bom.

4. Costumas ler a sinopse antes de ler o livro?

Cátia: Depende muito, mas normalmente não. Primeiro porque por vezes sou levada a adquirir um livro por já ter lido algo do autor e ter gostado, ser um autor que já sigo, ou por ter sido cativada pelo titulo ou sobretudo pela capa (sim sim, eu sei, toda aquela coisa de não julgar um livro pela capa, mas às vezes acontece). Outras vezes evito ler a sinopse porque algumas são feitas de tal modo que contêm imensos spoilers sobre a leitura, estragando assim a leitura (nem que seja das primeiras páginas).

Mara: Costumo ler sim, porque sem ler a sinopse não tenho ideia da história e isso para mim é importante.

5. Qual é o(s) livro(s) mais caro(s) da tua estante?

Cátia: Acho que não tenho nenhum livro que tenha custado uma fortuna... Verdade que os livros cada vez estão mais caros, o primeiro que me veio à mente quando li a pergunta foi o 'After 2 - Depois da Verdade', que custou mais de 20€, o que acho um exagero quando se tem em conta os salários no nosso país...

Mara: Ahahah nem sei acho que é toda a saga da "Casa da Meia-Noite" P.C. Cast e Kristin Cast.

6. Compras livros usados?

Cátia: Sim. Infelizmente não tenho possibilidades de comprar todos os livros que gostaria de ter... Assim sendo a solução é aguardar que apareça numa loja, por exemplo, um bocado mais em conta. Mas claro que há novidades que não consigo resistir e lá desgraço o orçamento.

Mara: A maioria dos meus livros são usados.

7. Qual é a tua livraria física favorita?

Cátia: Não vou muito a livrarias físicas por vários motivos: porque por norma os valores que pedem pelos livros são superiores (falando de livrarias de grandes superficies comerciais por exemplo) aos praticados nos respectivos sites (pelo menos antes da entrada em vigor da nova lei) e porque vivo numa aldeia, aqui não temos livrarias. Mas em dias de passeio gosto muito de passear por livrarias (e chorar por não poder trazer aquele livro que queria tanto).

Mara: A livraria do Continente, é sempre a mais barata e tem tantos mas tantos livros que dá para perder. :)

8. Qual é a tua livraria online favorita?

Cátia: Actualmente já não há grande distinção entre elas, mas quando existiam promoções, por norma optava pela Wook.

Mara: Não faço grandes compras em lojas online por isso não sei avaliar.

9. Tens um orçamento mensal para comprar livros?

Cátia: Actualmente estou desempregada, por isso, não. Quando trabalhava estipulava sempre x valor para comprar livros nesse mês.

Mara: Vou tendo algum dinheiro para despender com livros, mas mesmo pouco porque apesar de ter começado a trabalhar à pouco ainda acho que se deve poupar:)

10. A quem passas esta TAG?

Cátia e Mara: Passamos esta Tag aos nosso leitores. :) Queremos saber as vossas respostas!

4 comentários:

  1. A parte que gostei mais de ler esta tag foi as respostas/personalidades completamente diferentes de vós duas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é o que torna a tag (e o blog no geral) mais interessante. O facto de sermos diferentes, com gostos diferentes uma da outra que acabam por se complementar.
      E mais tags viram a duas mãos :p Verdade seja dita, desafiaste-nos para imensas! :)

      Eliminar
    2. Realmente quando se lê a TAG no fim notam-se algumas diferenças entre nós as duas, mas é como a Cátia disse são estas diferenças que tornam o blog interessante ^_^
      Acho que somos o complemento uma da outra, o que uma não gosta tanto a outra gosta e vice-versa :p

      Eliminar
    3. Estou ansiosa por ver como vai ser nas próximas =P

      Eliminar