sábado, 19 de dezembro de 2015

[10 Dias de Natal] Dia 5 - Opinião do Filme 'The Nightmare Before Christmas'


Olá leitores!

Já estamos no 5º dia desta nossa contagem. Hoje trago-vos a minha opinião do filme de Tim Burton, 'The Nightmare Before Christmas', que estreou nos EUA em 1993 (bom ano :p). Por cá estreou no ano seguinte, em 1994, com o titulo 'O Estranho Mundo de Jack' (tudo a ver com o titulo original portanto...).


Este filme leva-nos para Halloween Town, onde todos os monstros e restantes estranhas criaturas habitam. Este é o mundo onde vivem todas as personagens do Halloween desde fantasmas, vampiros, monstros e ainda incluindo o nosso protagonista, Jack Skellington.

Jack está farto da mesma repetição de festejos e sente que lhe falta algo para ser feliz. Então, enquanto vagueia com o seu cão (fantasma) Zero, encontra as portas que levam para os outros mundos: Páscoa, Natal... É nesta última porta que Jack decide entrar, descobrindo o maravilhoso e desconhecido Natal e a figura que o representa, um tal de Sandy Claws. Então, Jack, decide levar toda aquela animação para Halloween Town. Será que vai correr bem?

Adoro este filme, como já disse milhares de vezes por aqui. Ao principio tem uma aparência bastante dark e assustadora, mas conforme vamos avançando na história, começamos a ser brindados com um sublime humor negro ao qual é impossível resistir. Esta componente mais sombria acaba por ser ultrapassada quando conhecemos melhor as personagens e principalmente quando chegamos com o Jack a Christmas Town.

Assim que saímos de Halloween Town começamos a ser brindados com uma animação mais colorida (a neve, os enfeites de Natal e tudo o que caracteriza esta época) contrastando sempre com os componentes do Halloween que mantêm a sua caracterização, agora com toques de influência natalícia.

Algo que tem que ser referido é a banda sonora. Nesta animação musical, temos frequentemente personagens a partir para uma interpretação musical fantástica muito bem enquadrada com as personagens que as interpretam. Também as melodias que servem de música de fundo do filme, um género de orquestra, ligam muito bem os vários momentos do filme, sendo rara a cena em que não temos qualquer melodia de fundo.

Apesar de ser um filme de animação, pode conter elementos que muitas crianças poderão considerar assustadores, por isso diria que seria um filme para crianças mais crescidas, mas tudo depende de cada pessoa, acredito que existam adultos que possam não gostar deste tipo de animação, característica de Tim Burton.


Relativamente às personagens, temos um Jack fiel a si mesmo do inicio ao fim, levado a extremos para recriar o Natal em Halloween Town, com uma Sally, apaixonada, sempre à espreita e a tentar chamá-lo à razão sobre o desastre que poderá acontecer se ele prosseguir com os seus planos. Não posso deixar de mencionar os trick-or-treaters, as três crianças terrivelmente assustadoras e perversas que acabaram por se tornar, para mim, personagens deliciosas (mas hey, eu tenho gostos estranhos). Outro aspecto a realçar são as vozes, ou melhor os actores que dão vozes a estas personagens. Acho as escolhas excelentes, o Oogie Boogie Man de Ken Page está tão bom que sempre que o oiço me causa arrepios.

Acho que este Estranho Mundo de Jack acaba por ser um óptimo filme, embora não para todo o público, para se ver nesta quadra festiva. Os elementos dark, com as cores do Natal e com uma excelente banda sonora (há dias que ando a cantar na minha cabeça 'kidnap Sandy Claws, throw him in a box...') fazem com que este filme seja uma das minhas selecções de filmes natalícios e a minha recomendação para vocês leitores :)


Quem já viu ou vai ver 'The Nightmare Before Christmas' este Natal?

4 comentários:

  1. Este é um dos meus filmes preferidos de sempre, fez-me muita companhia quando tive de ficar noites inteiras e dias sozinha em casa, quando o meu irmão foi operado, eu tinha uns 10 anos e meteram-me este filme (entre outras animações) para eu ver e me fazer companhia. Sempre adorei o Halloween desde que me lembro que existo e este foi o primeiro filme do género Halloween (na altura não me deixavam ver de terror) que vi e impactou-me.

    Ainda me lembro da forma como o meu coração bateu descompassado quando o Jack aparece lentamente dentro da fonte, eles a cantar, os sons de fundo da música "nah nah nah, nananana, ..." Bem... Faz-me voltar à infância e voltar a sentir-me encantada, como agora em adulta é difícil acontecer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi este filme tardiamente, mas rapidamente tornou-se num dos meus favoritos!
      Não há ano que não o veja ^^

      Eliminar
  2. Ainda não vi o filme mas como li o livro este mês, quero-o ver em breve =)

    ResponderEliminar
  3. Adoro este filme, é simplesmente genial!

    ResponderEliminar