quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

[Opinião] 'After - Depois da Verdade' de Anna Todd


Depois de ter devorado o primeiro livro desta série (opinião aqui) que começou como uma fanfiction, esperei ansiosamente por poder por as mãos nesta sua continuação, recentemente publicada pela Editorial Presença. Em After – Depois da Verdade, voltamos ao romance de Tessa e Hardin que parece já ter visto melhores dias.


No geral tenho que dizer que gostei do livro, mas não tanto como gostei do anterior. Acho que esta série é um dos meus guilty pleasures, há algo que me faz não conseguir largar estes livros. Mas mesmo assim, não me prendeu da mesma forma que o primeiro livro. Acontece-me frequentemente gostar do primeiro livro de uma trilogia ou de uma série e partir para a sua continuação com expectativas demasiado elevadas para depois saírem furadas. 

Achei que neste livro muitas das situações entre o Hardin e a Tessa eram características de uma relação abusiva e, sendo este um livro direccionado para um público jovem, a autora deveria ter algum cuidado na construção destas cenas. Não acho que a autora passe a imagem correcta com estas discussões com teor abusivo e mostrando que a Tessa perdoa sempre o Hardin mesmo depois dos seus comportamentos agressivos para com os outros e mesmo com ela. Achei que este factor estava muito mais patente neste livro do que no anterior, e os constantes recuos e avanços, o estamos juntos e agora estamos separados que caracterizam o livro tornaram-se um pouco cansativos para mim neste segundo livro da série. Foram sobretudo estes dois factores que não me permitiram apreciar este livro da mesma forma que apreciei o anterior (apesar de já ter acontecido anteriormente, neste livro atingiu-me de outra forma).

Mas como disse anteriormente, esta série é para mim daquelas leituras viciantes que não conseguimos deixar de lado. Quando tudo corre bem entre o Hardin e a Tessa gosto de ver o lado de menino do Hardin, aquele lado carente que precisa da Tessa para funcionar, para ser feliz, aquele lado que mostra que ele é torturado pelo seu passado e que não sabe como lidar com ele, levando-o a ser muitas vezes injusto com os que o rodeiam (demasiado até).

Confesso que também gostei de ver a Tessa a tentar enveredar numa nova relação e tive pena que, mesmo com tantas páginas neste livro, a autora não tivesse desenvolvido um pouco mais esta ideia que estava a começar a cativar-me.

É um género que cada vez mais me apaixona, quer pelo romance, quer pelas cenas mais quentes, a história da Tessa e do Hardin é uma que não vou deixar de seguir, ficando ansiosamente à espera do dia 20 de Janeiro, data em que a Editorial Presença irá publicar After - Depois do Desencontro.

Sem comentários:

Enviar um comentário