terça-feira, 12 de janeiro de 2016

[TAG] Ultimate Book Tag

 
Olá leitores :)

Continuamos a responder a algumas tags e gostávamos de ver as vossas respostas também! Fomos desafiadas para esta tag pela Liliana do Um Blog entre Bibliotecas.
Vejam lá as nossas respostas...

1. Sentes-te mal por ler no carro?
Cátia: Não. Aliás, gosto bastante de ler no carro, como nos transportes públicos e tudo mais... Só me custa concentrar quando há muito barulho.

Mara: Não.. eu se tiver tempo leio em todo o lado desde que possa. 


2. Qual autor tem um estilo de escrita completamente único para ti e porquê?
Cátia: Lembrando-me de leitura mais recentes, Colleen Hoover. Adoro a escrita da autora, faz-nos rir, chorar, apaixonar... Espero que a Topseller continue a publicar por cá esta autora!

Mara: Não tenho um escritor com um estilo único, porque gosto de vários. Mas na editora Harlequin tenho a minha querida Candace Camp que adoro completamente todos os livros dela, depois na editora Planeta tenho a Cayla Kluver que também adoro .. na editora Quinta Essência tenho a Lara Adrian e por aí fora .. adoro várias escritoras/escritores. 

3. Harry Potter ou Crepúsculo? Dá três razões para defender a tua escolha.
Cátia: Gosto dos dois, mas é impossível não escolher Harry Potter. Três razões? Cresci com Harry Potter, tem uma mensagem muito mais forte em várias vertentes (amizade, coragem, amor...) e a escrita de J. K. Rowling é mágica.

Mara: Sinceramente não sei bem dizer porque não li nenhum (ahahahah, como pode ser possível???) mas é verdade, não li nenhum, mas tenho uma boa explicação para esse facto .. Harry Potter fui vê-lo ao cinema ainda era uma miúda (tipo 9/10 anos) e só depois soube da existência dos livros, mas apesar de me terem oferecido o primeiro e o segundo livro nunca me puxou para ler nenhum, não sei porquê. :p
Depois quanto ao Crepúsculo, confesso que nunca li a saga pelo mesmo motivo do Harry Potter, fui logo ver os filmes. Mas neste caso sabia da existência dos livros, porque uma amiga minha andava sempre a lê-los na escola, mas não me apeteceu ler algo do género, até porque andava numa altura em que gostava mais de ver filmes que ler. Por isso, vou dar a minha opinião tendo em conta o cinema e não a literatura, gosto muitooo mais do Harry Potter (só contando com os primeiros filmes, porque depois descambou literalmente!).

4. Carregas contigo uma saca de livros? Se sim, o que levas lá dentro, para além de livros?
Cátia: Esta pergunta é um bocado estranha. Se interpretar como a mala que uso diariamente, sim, levo sempre um livro comigo. E depois vai um bocadinho de tudo lá dentro. Mala de mulher, super desarrumada com tudo e mais alguma coisa lá dentro :)

Mara: Bem carregar uma saca de livros por norma é só se for de férias para muito longe e por muito tempo se não apenas levo um ou dois livros :)

5. Costumas cheirar livros?
Cátia: Hann... Não?! Por norma leio-os, parece-me mais lógico.

Mara: Só se forem completamente novos ahahah xD

6. Livros com ou sem pequenas ilustrações?
Cátia: Se fizer sentido com a história, porque não?

Mara: Adoro livros com alguns bonequinhos, mas não escolho um livro por causa disso sem dúvida. 

7. Qual o livro que amaste enquanto o lias, mas descobriste mais tarde que não tinha muita qualidade?
Cátia: Bem, para mim, gostar ou não de um livro não tem sempre a ver com a qualidade do mesmo... Gostei de toda a série 'Luz e Escuridão' (o Crepúsculo) e também gostei da trilogia 50 sombras de Grey, livros que não caem nas boas graças de muita gente. Sei reconhecer que não são obras primas, mas serviram o propósito de me entreter durante horas.

Mara: Bem esta pergunta apanhou-me assim um pouco desprevenida, porque bem já tive alguns que me estavam a interessar muito ao inicio mas depois no final revelaram-se um pouco sem sal, mas daí até ter ou não qualidade vai um bocadinho porque os livros que para mim tem qualidade podem não ter qualidade para meio mundo, por exemplo o livro "Criaturas Maravilhosas" de Kami Garcia e Margaret Stohl eu gostei bastante da leitura deste livro mas tenho visto muitas opiniões más e até do próprio filme, por isso a qualidade ou não de um livro é algo susceptível e tem muito a ver com cada pessoa.

8. Tens alguma história engraçada da tua infância que envolva livros?
Cátia: Com livros e com a leitura no geral. Quando comecei a ler, por volta dos 5 anos, não percebia muito bem como funcionava o h, aquilo lia-se de tantas formas diferentes que, quando agarrava no meu livro favorito (A Branca de Neve) lia tudo, bem devagarinho, e saltava todas as palavras que tivessem h. Ainda mais pequena, uns 3 anos, decorei o número do autocarro que costumava apanhar com a minha mãe, então, quando se aproximava, apontava para ele como se estivesse a ler e 'lia' bem devagar 'A rro ja). As caras que as pessoas faziam eram de estupefacção pois pensavam que eu estava mesmo a ler, mas apenas tinha decorado o número e sabia para onde ia :p

Mara: Que me lembre não. :)

9. Qual o livro mais pequeno da tua estante?
Cátia: Houve um Natal em que a minha professora primária comprou lembranças para todos os alunos, embrulhou e, à sorte, cada um teve o seu presente, O meu foi um livro bem pequenino, uns 5 cm talvez, com frases para os amigos. Ainda o tenho comigo e é uma recordação que adoro.

Mara: Bem todos os meus livros são do mesmo tamanho, por isso vou pelo número de páginas :D os mais pequenos (sem contar com a minha coleção de livros harlequin de xeques) são mesmo os dos contos da Nora Roberts que saíram o ano passado com a revista Flash. Quase toda a gente que conheço depois se desfez desta coleção, mas eu não consigo porque amo as capas mesmo muito e mesmo sendo pequenos acho pelo menos a história dos dois primeiros livros super interessantes (o resto ainda não li).
O livro mais pequeno da coleção tem cerca de 89 páginas.     

10. Qual o maior livro da tua estante?
Cátia: Hmmm... Deve ser 'O Grande Amor da Minha Vida' da Paullina Simons!


Mara: O maior livro da minha estante é sem dúvida o "Outlander - A Libélula Presa no Âmbar" de Diana Gabaldon que para quem não sabe só tem 1000 páginas :p 

11. Escreves tão bem como lês? Vês-te no futuro como escritora?
Cátia: Acho que não tenho jeito nenhum para escrita. Mas também nunca tentei escrever um livro, nem nada semelhante. Sei que seria algo que começaria e ficaria incompleto ou se eventualmente terminasse, provavelmente não teria coragem de expor.

Mara: Bem já escrevi um conto neste blog, onde a Cátia deu uma mão ups, não sei se ela queria que eu contasse, eheheh. Mas para já não me imagino escritora. :) 

12. Quando começaste a ler?
Cátia: 5 anos, quando entrei para escola. Antes de entrar para a escola tenho ideia de já 'ler' umas coisas.

Mara: Aprendi na escola primária. Mas já antes a minha mãe lia-me histórias e eu adorava ouvir, e por vezes pedia à minha mãe para me ensinar a ler uma ou outra palavra :) 

13. Qual o teu clássico favorito?
Cátia: Bem, uma das minhas grandes falhas é não ter lido clássicos. Pode ser que um dia mais tarde corrija este defeito.

Mara: Sempre adorei clássicos desde que li o "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente. Mas esta obra não é de todas a minha predilecta.
Gosto de várias, desde "Frei Luís de Sousa" de Almeida Garret às maravilhosas obras de Alexandre Dumas como "O Conde Monte Cristo".

14. Na escola eras melhor a que disciplina?
Cátia: Inglês.

Mara: Nunca tive uma disciplina onde me destacasse muito, mas até ao 9º ano adorava Português e sempre foi o meu forte. No meu primeiro curso que era Ciências e Tecnologias, onde frequentei somente o 10º e 11º ano, adorava Biologia e Geologia.
Mas depois de trocar de curso, voltei às origens, Português com um pouco de Gestão e Contabilidade à mistura :p ahahah

15. Se te dessem um livro como presente que já tivesses lido e odiado, o que fazias?
Cátia: Primeiro dependeria de quem mo oferecesse. Se tivesse significado para mim ficaria com ele na mesma, Senão poderia sempre trocá-lo na loja.

Mara: Não sei, penso que não me desfazia .. era mais um na minha estante. Ou então acabava por deixar passar muito tempo e doava-o à biblioteca da terra :)

16. Qual o teu pior hábito enquanto blogger/youtuber?
Cátia: Deixar tudo para a última... Isto é chato principalmente nas opiniões. Por vezes quando vou para escrever já se apagaram algumas informações...

Mara: Ser preguiçosa. :D
Gosto de ler sem pressões. 

17. Qual a tua palavra favorita?
Cátia: Livros? Se tiver outra palavra à frente, por exemplo 'grátis', melhor ainda!

Mara: Pergunta estranha :/ acho que não tenho nenhuma. 


18. Nerd, Dork ou Dweeb?
Cátia: Nada disso? Cátia serve bem.

Mara: Ahahah xD
Já me chamaram nerd por ter um blog literário, mas não me considero nada disso. 

19. Vampiros ou Fadas?
Cátia: Vampiros, se forem jeitosos melhor ainda.


Mara: Vampiros sem dúvida :) 

20. Zombies ou Vampiros?
Cátia: Posso falar pela 978654 vez no R? O meu zombie fofinho? Ok... É melhor ficar-me pelos vampiros...

Mara: Zombies nem pensaaaarrrr :s tenho pavor só de pensar neles. Biack !

21. Triângulo Amoroso ou Amor Proibido?
Cátia: Não tenho pachorra para triângulos amorosos, principalmente quando estou a torcer pelo lado errado do triângulo, quase sempre. Portanto, amor proibido.

Mara: Como nem na vida real gosto de triângulos amorosos. Amor Proibido, sem qualquer dúvida! 

22. Livro de Romance ou Livro de acção com algumas cenas de romance à mistura?
Cátia: Depende... Se for um romance, quer um romance a sério, com direito a choradeira. Se for acção é para ter aquele ritmo non stop, mas pode ter um pouco de romance à mistura, depende do livro e da história

Mara: Sou a menina dos romances, por isso romances, romances eeeee já disse romances certo!? :p

4 comentários:

  1. [...]Cátia: Livros? Se tiver outra palavra à frente, por exemplo 'grátis', melhor ainda![...] lool o que me ri! xD
    Mais uma vez adorei as diferenças das respostas entre as duas, é muito interessante! =P
    E já apanhei mais dois nomes de autoras que não conheço e fiquei curiosa em experimentar: Cayla Kluver e Colleen Hoover.

    Cátia, O R zombie é o de "Sangue Quente"? Só vi o filme, ouvi dizer que tinha livro, mas nunca o vi :/ Se gostaste desse ias adorar "Eterna Saudade, de Lia Habel" ;)

    Não sei se já sabem, mas "descompliquei" o nome do blog, agora é "Um Blog entre Bibliotecas", mas os links e email continua o mesmo, é só para o nome não confundir nem "assustar" lool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá liliana :)
      Colleen Hoover é excelente! Tornou-se rapidamente uma das minhas autoras favoritas.
      O R é o de Sangue Quente sim. O livro tem o mesmo nome, é do autor Isaac Marion e por cá foi publicado pela Contraponto. Esse não tenho :/
      Desculpa, vou alterar na publicação, mas como já tinhamos respondido à tag há um tempinho (estava nos rascunhos) nem reparei :)
      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Não tens de pedir desculpa, nem era preciso te dares ao trabalho de mudares, era só mesmo para as próximas tags! =P Há umas que ainda tenho de arranjar paciência para preencher e depois vos desafiar, mas estou mesmo é ansiosa por criar/inventar os meus próprios desafios, à minha maneira... esses é que vão ser! =P

      Quanto ao livro, eu já o vi uma vez, mas depois não sei porquê nunca mais me apareceu nas pesquisas e então não sabia quem o tinha editado.

      Gostaste do R em livro ou no filme mesmo? Se quiseres (e ainda não tiveres lido) terei todo o gosto em emprestar-te o "Eterna Saudade" ;)

      Eliminar
    3. Não custou nada :) Ficamos à espera de mais convites ^^.
      Gostei tanto no livro como no filme, mas confesso que adorei o R do filme :p Agradeço a oferta, mas para já tenho tanta coisa para ler que nem sei para onde me virar!

      Eliminar