sexta-feira, 15 de abril de 2016

[Opinião] 'Gregor - A Segunda Profecia' de Suzanne Collins


‘Gregor – A Segunda Profecia’ é o segundo livro da série Underland Chronicles, que acompanha o jovem Gregor nas suas aventuras na Subterra. O primeiro livro foi uma surpresa para mim (opinião aqui) por isso fiquei bastante contente quando recebi este exemplar para opinião no blog (o meu obrigada à Editorial Presença).

A história começa depois de meses de normalidade, um passeio no parque muda tudo para Gregor quando a sua irmã bebé, Boots, é levada de novo para a Subterra, obrigando Gregor a regressar.

Alguns dos pormenores do primeiro livro já se tinham apagado da minha memória, mas Suzanne Collins faz um óptimo trabalho a relembrar os leitores do que é que aconteceu até aqui, no livro anterior, e a relembrar quem é quem, de forma bastante natural, sem parecer que está a despejar informação.

Neste livro a personagem de Gregor é sem dúvida a mais desenvolvida. À medida que Gregor vai se embrenhando na Subterra, vai também percebendo o poder que tem. Se o primeiro livro conseguiu contar a sua história sem deixar muitas pontas soltas, este faz com que queiramos ler o próximo livro da série imediatamente.

Senti falta de um conflito maior no livro. Parece que a leitura vai se desenvolvendo num crescendo mas chega a certa altura e esse ritmo morre. Considero que seja um livro menos aventureiro que o primeiro mas que deixou bases para o desenvolvimento da história nos próximos capítulos.

‘Gregor – A Segunda Profecia’ deixa no ar imensas questões que certamente serão abordadas em próximos livros, que fazem com que o leitor queira continuar a acompanhar Gregor nas suas aventuras o mais rapidamente possível.

Recomendo este livro sobretudo para um público juvenil que gosta de um bom livro de aventura e fantasia, num mundo desconhecido. Ainda assim, os adultos com inclinação para leituras em mundos fantasiosos irão certamente apreciar esta leitura.

Resta aguardar por uma próxima publicação da Editorial Presença.

Sem comentários:

Enviar um comentário