terça-feira, 5 de julho de 2016

[Opinião] 'A Cidade dos Ossos' de Cassandra Clare


Já não sei há quanto tempo tenho este livro na minha estante. Comecei a adquirir a série literária de Cassandra Clare há uns anos e desde essa altura continuam na estante, à espera de oportunidade de serem lidos. Esta leitura estava na minha lista de leituras para 2016 e finalmente foi lido.

Não sei o que aconteceu, mas acabou por não ser bem o que estava à espera, ou melhor dizendo, estava à espera de mais depois de tudo o que ouvi dizer sobre a série (expectativas elevadas normalmente têm este resultado).

Achei muitos momentos bastante previsíveis e durante esta leitura comecei logo a desenvolver na minha ideia uma série de ideias de como a história se irá desenrolar, espero estar enganada para poder ter o elemento de surpresa na leitura, mas não estou convencida.

Gosto da ideia principal do livro, a ideia dos Caçadores de Sombras, de todo o mundo sobrenatural que existe nas profundezas do mundo que conhecemos, e de como a Clary veio parar a este mundo. Acabamos por conhecer o mundo dos Caçadores da Sombra ao mesmo tempo que Clary, algo que apreciei nesta leitura.

Creio que se tivesse lido este livro noutra altura, talvez há uns anos, o efeito que ele teria em mim seria outro. Assim, acabei por achar a leitura um pouco infantil, apesar de apreciar as leituras para esta faixa etária, pouco distante da minha idade, e sobretudo gostar do género.

No geral, para um primeiro livro de uma série, gostei da leitura e espero que evolua nos próximos livros. Quer saber mais sobre o passado de Clary, quero saber como evolui a sua história com o Jace e sobretudo quero saber mais sobre o Alec e o Magnus.

Recomendo para os leitores de fantasia juvenil com um romance que aparenta ser proibido, mas lá no fundo sei que isto vai dar uma volta.

2 comentários:

  1. Olá
    Também acabei por ficar um pouco desiludida com este livro. Gostei, mas não tanto como esperava.
    Entretanto ainda não continuei com a série e já não tenho assim tanto interesse, mas talvez dê uma oportunidade pelo menos ao segundo.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Eu já comecei o segundo, mas até agora tem estado parado na estante. Acho que tinha expectativas muito elevadas.
      Beijinhos *

      Eliminar