domingo, 9 de outubro de 2016

[Das Páginas para o Ecrã] Ben-Hur 2016 (Pode Conter Spoilers)



Olá, 

O filme de hoje já o vi à umas semaninhas, mas ainda não tinha tido oportunidade de vos contar como foi, sorry...

Ben-Hur é um filme de 2016, da categoria Ação/Aventura e realizado por Timur Beckmambetov. É ainda (por investigação pessoal) um livro chamado 'Ben-Hur - A Tale of the Christ', escrito por Lew Wallace e publicado em 1880, estando assim entre os best-sellers da época. 
Podem ver essa informação aqui.  

Conta a história de Judah um príncipe que foi falsamente acusado por Messala, seu meio-irmão, de tentar matar o imperador Pilatos. Separado da familia e da mulher Esther, Judah foi convertido num escravo, até que um dia volta para a sua terra natal em busca de vingança. Envolve-se numa dura batalha, nas arenas de corridas dos romanos, contra Messala acabando por sair vitorioso. 

Desta história só posso mesmo dizer que ADOREI .. a história contagia-nos de principio ao fim. 

Tem um inicio bonito, Judah demonstra ser um homem feliz e muito apaixonado pela familia e por Esther a sua mulher.. mas como tudo o que é bom (diz-se) acaba depressa, o filme leva uma reviravolta e passa para uma parte que a mim me chocou bastante - A Escravidão.
Tinha ideia que seria assim muito duro, mas a forma como foi retratada no filme acaba por dar outro tom à coisa. A Escravidão não é uma tortura só física mas também muito psicológica e Timmur não deixa escapar este ponto mostrando como foi dolorosa esta realidade da nossa história. 

Mais tarde Judah consegue escapar e volta de novo à sua cidade natal com o intuito de se vingar de Messala, e eu disse para mim mesma que aquilo ia correr mal. Eles debatem-se numa prova até à morte onde por sorte nenhum morreu, mas foi mesmo por sorte gente porque cheguei a achar que Messala ia morrer, e eu não queria.. acabei por gostar dos dois personagens independentemente do que o irmão adoptivo fez ao outro.. o olhar de Messala dizia muito sabem!? 

No fim do filme, chegamos a assistir ainda à parte da crucificação de Cristo onde Judah percebe que o rancor não o levou a lado nenhum, que deve amar o próximo como quer ser amado e principalmente que não se sentia feliz. Volta para junto de Messala e fazem as ditas 'tréguas' acabando de novo por ser uma familia (isto muito resumido).

Ben-Hur é um romance intemporal que nos trás principios de familia, igualdade e amor ao próximo, mostrando realidades que hoje em dia acabam por acontecer.. Quantas vezes temos aquele 'odio cego' por uma pessoa que nos fez mal e só pensamos em nos vingar? Tantas, e tantas vezes.. fazemos isso inconscientemente desde crianças.. mas... pensem se esses sentimentos vos fazem felizes ou se seria melhor libertarem-se desses fardos e perdoar? 
(Deixo a pergunta no ar..) 

Beijinhos, 
Até ao próximo post. :) 

(Trailer do filme)

Sem comentários:

Enviar um comentário