segunda-feira, 7 de novembro de 2016

[Opinião] 'Gregor - A Terceira Profecia' de Suzanne Collins


Chegámos ao terceiro livro desta série juvenil da autora de ‘Jogos da Fome’. Com o maravilhoso apoio da Editorial Presença, tive o prazer de ler esta obra e assim continuar a acompanhar Gregor nas suas aventuras.

A série de Gregor, apesar de estar fora das minhas leituras habituais, revelou-se uma agradável e descontraída surpresa. Este terceiro livro vem fugir ligeiramente àquilo que a autora nos vem habituando. Passo a explicar.

Se até agora presenciámos aventuras de um grupo de crianças com vista a cumprirem as profecias que vinham a ameaçar os nossos heróis, isso não muda neste livro. Mais uma vez há uma profecia a cumprir. Mas apesar de a premissa se manter, achei este livro muito mais ‘escuro’ e dramático, principalmente se tivermos em conta a faixa etária a que se destina.

Apesar de uma morte ou um acontecimento violento não serem estreias nesta história, achei que neste livro estas situações foram muito mais agressivas e talvez exageradas. Não são situações que me incomodem, trazem realidade a este mundo fantasioso de Suzanne Collins, mas não deixa de ser desnecessário trazer todas estas tragédias num só livro para um público tão jovem.

Ainda assim, continuo a admirar esta criação de Suzanne Collins. Este mundo fantástico dos subterrestres, que recorrem a Gregor, o corajoso sobreterrestre, para cumprirem as profecias que vão salvar a Subterra. A inclusão de diversas criaturas, mundos fantasiosos, valores de coragem, amizade, aventura… Enfim, uma quantidade de características que tornam esta história ideal para jovens leitores e apaixonante para os leitores mais crescidos.

Se não sabem o que oferecer aos leitores mais novos este Natal, apresentem-lhes este mundo de Gregor. De certeza que vão adorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário