segunda-feira, 2 de outubro de 2017

[Opinião] 'Deixa-me Amar-te' de Fátima Ribeiro


Já tinha este livro há algum tempo na estante. Uma vez que ando a ler poucos livros, apliquei a mim mesma o desafio de alternar os livros mais recentes da minha estante com outros que já estão na estante há demasiado tempo. Assim sendo, e até porque a vontade era de ler algo leve, peguei neste ‘Deixa-me Amar-te’ de Fátima Ribeiro, gentilmente cedido pela Chiado Editora.

Primeiramente tenho que confessar que o que me atraiu à partida para esta leitura foi a sua capa e só depois a sinopse. Serena esconde um segredo, é ‘acompanhante de luxo’. Nesta sua actividade reencontra Rodrigo, o homem que marcou a sua vida. A sinopse poderia ser a de qualquer livro erótico que vemos espalhados pelas livrarias, foi essa a ideia que tive quando li a sinopse, mas tenho que confessar que acabei por ficar desiludida.

Serena acompanha os seus clientes a eventos e a todo o tipo de confraternizações. Não estão autorizados afectos entre as acompanhantes e os seus clientes, sendo que a sua função é mesmo essa, acompanhar. Achei que a autora podia ter aprofundado esta ocupação de Serena o que poderia facilmente trazer mais emoção para leitura. E senti bastante falta de uma ligação com estas personagens e com a história.

O romance entre Rodrigo e Serena é pouco explorada, a forma como se conhecem, e como se apaixonam depois de um encontro que deixa muito a desejar, parece-me pouco plausível o desenrolar da relação entre os dois. E poucas são as páginas que nos deixam realmente aprofundar ou sequer ter um vislumbre da relação entre os dois. Não me parece credível que depois da forma que se conheceram que as coisas pudessem evoluir. Mas esta é a minha opinião relativamente ao desenrolar e ao desenvolvimente da história e isso está nas mãos da autora.

Outro aspecto que me tornou ainda mais reticente com esta leitura foi a quantidade de erros ortográficos. Já me habituei a que isso aconteça nas publicações da editora, mas é algo que me tira completamente do sério enquanto leitora e me faz desconcentrar da leitura.

No geral, achei este livro um romance com pouco romance. Falta-lhe profundidade, paixão. Passamos páginas e páginas a conhecer amigos e conhecidos, com caracterizações forçadas e demasiado extensas, que são inseridas de forma totalmente aleatória, sem fluirem com o resto da escrita. Tenho pena porque este livro podia ter sido muito mais do que aquilo que foi.


Sem comentários:

Enviar um comentário