sexta-feira, 3 de novembro de 2017

[Opinião] 'Catarina de Bragança - Princesa de Portugal, Rainha de Inglaterra' de Sarah-Beth Watkins


Para quem acompanha o blog, deve ser perceptível que o género histórico, quer de forma biográfica ou romantizada, é um dos meus favoritos. Assim, quando vi esta novidade da Editorial Presença, que gentilmente cedeu o exemplar para opinião no blog, fiquei tentada a saber mais sobre Catarina de Bragança.


Parti para esta leitura sem grande conhecimento sobre a personagem histórica aqui retratada, sendo esse um dos principais motivos que me trouxe a esta leitura.

A autora, Sarah-Beth Watkins, inicia a sua descrição histórica com Catarina de Bragança enquanto princesa de Portugal. A história desenrola-se recorrendo a inúmeras citações dos intervenientes no percurso de Catarina, acompanhando a princesa de Portugal no seu trajecto até se tornar Rainha de Inglaterra.

Nos anos que se seguem à sua ascenção a Rainha, achei que a história se focou demasiado no rei e nas suas amantes, descurando a vida de Catarina, que deveria ser o foco deste livro. Para mim foi o único ponto negativo nesta leitura.

Gostei de conhecer melhor esta figura que teve o seu papel na história portuguesa e inglesa. A leitura é bastante fluída, introduzindo cartas e outros pedaços históricos que tornam a leitura mais rica, sem a tornar demasiado densa.

Fico na expectativa de ler mais obras da autora e com ela conhecer melhor outras figuras históricas.

Uma excelente aquisição para os fãs de história e obras biográficas, uma leitura que se desenrola facilmente e que cativa até à última página. Recomendo.



Sem comentários:

Enviar um comentário