segunda-feira, 16 de julho de 2018

[Opinião] 'Uma Mulher em Fuga' de Lesley Pearse


Já perdi a conta aos livros que li da autora Lesley Pearse. Está, sem qualquer dúvida, no meu top de autores favoritos, de tal modo que nem preciso de ler a sinopse para saber que vou querer o livro da sua autoria. Este exemplar foi gentilmente cedido pela editora ASA para opinião no blog, a quem muito agradeço o apoio.

Em ‘Uma Mulher em Fuga’, Rosie é uma criança que vive numa casa pobre e desleixada com o seu pai e os seus dois irmãos. Com o desaparecimento da mãe e muitas vezes entregue a si mesma por dias a fio, Rosie não tem uma infância comum. Mas tudo muda com a chegada de Heather à sua vida. E tudo volta a mudar quando esta desaparece.

Primeiro, não posso deixar de referir a forma como a autora consegue trabalhar as suas personagens, mesmo as secundárias, inserindo na narrativa a sua história, sem quebrar a fluidez da leitura. Não tornando a leitura repetitiva ou aborrecida, Lesley Pearse caracteriza profundamente todas as suas personagens, o que me ajuda enquanto leitora a perceber as suas motivações enquadrando-as com a caracterização que é feita. 

O enquadramento histórico também não é esquecido e serve de pano de fundo a toda a história, de forma natural, entrelaçado brilhantemente com a acção. Com ‘Uma Mulher em Fuga’, ficamos ainda a conhecer o funcionamento de um manicómio na década de 40, que serve de cenário à maior parte do livro e da evolução de Rosie.

Apesar das suas mais de 600 páginas, a sua leitura é fluída, com diversas histórias a decorrer ao longo das suas páginas, sendo que todas elas prendem do início ao fim. Não descansei enquanto não acabei este livro.

Se são fãs de Lesley Pearse, esta é sem dúvida uma leitura que não podem deixar escapar. Se ainda não conhecem a autora, é uma óptima escolha para uma estreia. Recomendo sem qualquer reserva para os leitores de ficção histórica/romances.

2 comentários:

  1. Nunca li nada desta autora. Há uma série de autoras novas e eu confundo-as todas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta autora já anda por aqui há uns aninhos :)
      Aconselho totalmente. Já tem bastantes livros publicados em Portugal.

      Eliminar