domingo, 19 de agosto de 2018

[Opinião] 'O Universo nos Teus Olhos' de Jennifer Niven


Este foi o segundo livro que li da autora. Tendo em conta a excelente leitura que proporcionou com ‘Fala-me de um Dia Perfeito’, as expectativas para este livro eram elevadíssimas.

Em ‘O Universo nos teus Olhos’ conhecemos Libby e Jack. Libby é uma jovem obesa que, depois de anos a estudar em casa, regressa à escola. Jack sofre de uma condição que faz com que não reconheça caras, nem mesmo as dos seus familiares mais próximos. Quando as vidas de ambos se cruzam, aumentam os seus desafios. 



Este livro foi um murro no estômago. Jennifer Niven ganha rapidamente lugar como uma das minhas autoras favoritas. 

Adorei a Libby e em certos aspectos consegui identificar-me com ela, enquanto noutros quis ser como ela: forte, determinada e sobretudo de bem com a vida. Jennifer Niven não deixou esta personagem cair em clichés, apesar da sua aparência. O facto de ser gorda não passou de mais uma característica física da personagem, pelo menos para a autora.

Quanto a Jack, se ao princípio começa por ser apenas mais um rapaz popular, com o passar das páginas o desenvolvimento é notório e começa finalmente a abrir-se e a deixar ver quem é na realidade, muito graças ao envolvimento de Libby. Também gostei de saber mais sobre a condição de que padece que, confesso, desconhecia.

Um Young-Adult que junta dois jovens que estariam em universos à parte, mas que acabam por ter uma ligação mais intensa do que poderiam imaginar.

Se tivesse que apontar um ponto negativo seria apenas o fraco desenvolvimento da discriminação/desaprovação que enfrentariam enquanto casal. Era algo que podia ter sido aprofundado.

Este é, no geral, um livro cheio de boas lições que qualquer jovem ou adulto deveria ler. Uma leitura obrigatória. Recomendo completamente.

1 comentário:

  1. Não conheço a autora, mas a leitura da sua opinião despertou-me o interesse. Obrigada.

    ResponderEliminar