domingo, 15 de novembro de 2015

[TAG] Sobre os teus livros...


Olá leitores :)

Hoje trazemos mais uma TAG: Sobre os Teus Livros... Fomos desafiadas para esta tag pela Liliana do Vamos Doar Livros Á Nossa Biblioteca? e esperamos ver as vossas respostas nos comentários :)

Fiquem lá a saber mais um bocadinho sobre mim e a Mara :)


1- Onde compras os teus livros?
Cátia: Por norma, onde o preço for mais aliciante. Gosto imenso da Feira do Livro de Lisboa!

Mara: Normalmente compro pela internet, sai muito mais barato :)

2- Compras livros em pré-venda? Se sim, compras em lojas ou online?
Cátia: Não. Com a quantidade de livros que tenho por ler, tento esperar por uma altura mais oportuna (€).

Mara: Não, normalmente não compro livros em pré-venda porque não estão nada baratos eheheh  

3- Em média, quantos livros compras por mês?
Cátia: Agora poucos, 2/3 por mês no máximo. Quando trabalhava eram muitos mais, pelo menos uns 6 por mês, nos meses mais calmos.

Mara: Já comprei mais de 10 por mês mas actualmente se comprar 3 é muito :p como disse numa TAG antes tenho que poupar e o livro tem que me agradar mesmo bastante. 

4- Usas a tua biblioteca local?
Cátia: Não :( Confesso que ainda não tive oportunidade sequer de a visitar, é recente, mas está nos meus planos, apesar dos horários serem muito pouco práticos.

Mara: Nunca fui muito de ir buscar livros à biblioteca mais próxima, porque gosto de sentir que os livros são mesmo meus :$ 

5- Se sim, quantos livros podes trazer/requisitar de cada vez?
Cátia: No idea.

Mara: Não faço a mais pálida ideia. :p

6- Qual a tua opinião acerca dos livros das bibliotecas?
Cátia: Em primeiro lugar, não requisito livros porque normalmente, quando adquiro um livro, não consigo 'desfazer-me' dele. A ideia que tenho desses livros é que normalmente estão bastante manuseados, acho que muitas pessoas pensam que como não é delas, não é preciso ter cuidado. Não sei se isto já acontece, mas creio que as bibliotecas poderiam ser mais ajudadas pelas editoras e/ou livreiros, acho que se vê mais lá fora, aqueles livros que por algum motivo não vão ser vendidos, porque foi danificado, porque vai entrar numa promoção, porque até o receberam como oferta... Enfim, várias situações em que exemplares poderiam ser facultados às bibliotecas (atenção que não sei se acontece ou não - não tenho conhecimentos sobre esta situação). Mas nessa parte de apoio às bibliotecas também sou culpada por nunca ter cedido nenhum exemplar.

Mara: Não sei explicar, eu adoro ver livros nas bibliotecas mas pensar em requisitar um para uma leitura soft e para passar o tempo, mete-me alguma impressão. Muito por causa dos livros na sua grande maioria estarem "estragados" e porque como disse antes preciso mesmo de sentir que o livro é meu para aproveitar melhor a sua leitura. 

7- Como te sentes em relação a lojas de caridade/livros em segunda mão?
Cátia: Moro numa aldeia, não tenho fácil acesso a essas lojas, mas sempre que vou a Lisboa tento visitar. Acham-se verdadeiros tesouros e pechinchas!

Mara: Bem estou como a Cátia também moro numa aldeia a 20 minutos de carro da cidade de Coimbra. Existe uma loja dessas lá e sempre que posso vou lá dar uma espreitadela :)

8- Mantens os teus livros lidos e por ler juntos/na mesma estante?
Cátia: Há uns tempos fazia isso, mas esteticamente não gostava nada de ver metade de uma série de uma lado, metade no outro por exemplo. Para controlar o que já li e o que tenho por ler vou usando o Goodreads. Agora tenho a estante organizada por género e autor, mas tenho que arranjar estantes novas porque já tenho montes de livros por tudo o que é lado.

Mara: Bem um facto sobre o meu quarto, 'não tem muito espaço' e por isso mesmo que eu quisesse separar não consigo. 

9- Planeias ler todos os livros que tens?
Cátia: A ideia é essa. Mas se começar a ler um e não me interessar/não gostar, normalmente não avanço com essa leitura.

Mara: Bem quando compramos um livro a ideia é mesmo lê-lo .. o pior é que alguns vão ficando na estante já tempo de mais. 

10- O que fazes com livros que sentes que nunca irás ler/sentes que não irás gostar?
Cátia: Muito dificilmente tenho livros na estante que não queira ler, porque normalmente só compro livros pelos quais tenho curiosidade.

Mara: Os livros que me provocaram tais sentimentos ou vendi ou dei a alguém :) 

11- Alguma vez doaste livros?
Cátia: Não... Sou muito apegada aos livros. Por vezes troco, tenho até um café aqui perto de casa que tem vários livros expostos para troca, mas infelizmente não é muito usado, por isso não vai variando nos livros que tem.

Mara: Doar não, mas já o pensei fazer! Pensei em dar livros que eu sei que já não leio mais ou mesmo que eu não gostei à minha biblioteca local, mas um facto sobre mim 'Sou muito ligada aos meus livros

12- Alguma vez estiveste num período de abstenção de compra de livros?
Cátia: Sim, por impossibilidade de adquirir livros. Acho que comprá-los é também um vicio.

Mara: Abstenção completamente não, porque é muito dificil .. mas este ano prometi que ia reduzir na compra de livros e reduzi mesmo, porque estamos breve no final do ano e se comprei cerca de 50 livros foi muito :p (provavelmente estou a a abusar e comprei ainda menos eheheheh :p

13- Achas que compras demasiados livros?
Cátia: Eu não acho, mas a maioria dos meus familiares e conhecidos, que não compreendem esta paixão, iriam discordar. Digo sempre aos meus pais 'há filhos que fumam, bebem, metem-se nas drogas,  e vocês preocupados porque eu compro muitos livros?'. Há que relativizar ;)

Mara: Eu comprava demasiados livros, neste momento acho que a media baixou e muito :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário