domingo, 20 de agosto de 2017

[Opinião] 'O Jardim das Borboletas' de Dot Hutchison


'O Jardim das Borboletas' de Dot Hutchison chegou inesperadamente à estante e com a sua chegada despertou o meu interesse de imediato. Desde já aproveito para agradecer à Penguin Random House/Suma de Letras por me terem disponibilizado um exemplar para opinião.

Neste primeiro livro da autora a ser publicado em Portugal, conhecemos a história de Maya. Vitima de um crime que vamos desvendando ao longo das páginas, Maya conta a sua versão dos acontecimentos, do seu passado até ao dia que entrou no jardim, bem como tudo o que aconteceu durante a sua estada no mesmo.


Com as classificações presentes na capa do livro, parti para esta leitura com expectativas muito elevadas. Não posso dizer que tenha ficado decepcionada, mas confesso que fiquei à espera de mais. 

Os contornos desta história são macabros: o jardim, as borboletas, o jardineiro... Há uma série de componentes, quer nas personagens, quer no ambiente envolvente, que tornam esta leitura doentia, sobretudo porque aquilo que acontece neste livro não é algo assim tão inverosímil de acontecer. Esse é para mim o ponto forte do livro e da autora.

Ainda assim, com uma premissa tão escura, fiquei à espera que a narração da mesma mergulhasse nessa escuridão, o que podia ter feito com que esta leitura passasse de boa para excelente. A ideia estava lá, a concretização poderia ter sido muito mais negra, o que nesta situação seria perfeitamente aceitável.

Gostei da forma como a autora conseguiu incluir a história de Maya desde a sua infância e como todos estes acontecimentos levaram a que ela se moldasse ao Jardim na altura da sua entrada. A inclusão do relato do passado de Maya no interrogatório policial foi uma boa forma de cortar a intensidade, permitindo ao leitor um momento para recuperar, mas ao mesmo tempo corta o impacto que a leitura podia ter.

Resumindo, foi uma leitura que gostei, mas que deixou uma sensação de insatisfação. Sendo uma óptima premissa, queria mais. Mas isto prende-se sobretudo com o meu gosto pessoal de leituras, no que respeita a thrillers gosto de livros mais negros. No entanto não deixo de recomendar a leitura do livro, acredito que vão ser surpreendidas pela positiva!

Uma autora e uma série a acompanhar.

1 comentário: