terça-feira, 15 de maio de 2018

[Opinião] 'O Espetacular Momento Presente' de Tim Tharp


Estou de volta às leituras Young Adult. Já tinha este livro da Editorial Presença há algum tempo na estante à espera de ser lido. O que me levou a comprá-lo foi essencialmente o interesse pela sua adaptação cinematográfica protagonizada por Shaylene Woodley, Miles Teller, Brie Larson, entre outros.

Portanto vamos lá à minha opinião, que pode ser rapidamente resumida numa só palavra: desilusão.

A história centra-se em Sutter Keely, que gosta de viver a sua vida como se não houvesse amanhã. Festas, bebidas e a sua namorada Cassidy são os seus principais interesses. Quando a sua vida dá uma volta e começa a ver que os seus amigos mais próximos se estão a afastar, conhece Aimee, uma rapariga inocente e solitária que promete vir a mudar a sua vida.

Este livro tem pouco mais que 300 páginas. 300 páginas em que Sutter bebe, está com a namorada, vai a festas, bebe... Não senti que acontecesse mais nada de relevante ao longo do livro. As minhas expectativas para esta leitura eram moderadas, mas ainda assim acabei por não sentir qualquer tipo de ligação, nem com as personagens, nem com o desenrolar da acção.

A única personagem que conseguiu que me mantivesse nesta leitura foi a Aimee, mas sobretudo por um sentimento de pena, por adivinhar que a sua vida pacata iria entrar numa espiral descendente. Mas tão depressa os problemas começaram a surgir como terminaram. Não me parece credivel apresentar a jovens leitores a ideia que os vicios não trazem consequências sérias para o seu futuro.

Podia-me ter reconciliado com esta leitura nas suas últimas páginas mas, apesar de louvar a atitude de Sutter, o final deixou muito a desejar.

Ainda assim, dei uma oportunidade ao filme e, infelizmente, o sentimento foi o mesmo. Uma desilusão.

1 comentário:

  1. Sem dúvida é uma linda história. Lembro os papeis iniciais de Miles Teller, em comparação com os seus filmes atuais, e vejo muita evolução, mostra personagens com maior seguridade e que enchem de emoções ao expectador, sempre demostrou seu talento. Desfrutei muito sua atuação vi Homens de Coragem trailer e fiquei emocionada, cuida todos os detalhes e como resultado é uma grande produção e muito bom elenco, sobre tudo é baseado em faitos reais, a história me tocou.

    ResponderEliminar