sexta-feira, 17 de outubro de 2014

[Autores da Semana - Opinião] Mary Kubica - Não Digas Nada

Mais informação no site da editora.

‘Não Digas Nada’, da autora Mary Kubica, é uma das novidades da editora TOPSELLER e desde que saiu parece que me piscou o olho e lá teve que vir para a estante. E com esta capa lindíssima, a juntar a uma sinopse que me prendeu, quem é que pode resistir?

A autora apresenta-nos o desaparecimento da jovem professora Mia Dennett. No decorrer do livro esta história vai-se entrelaçando numa série de momentos alternados entre a época do desaparecimento de Mia e os momentos já depois do seu aparecimento, sendo estes capítulos contados através do ponto de vista de Eve (a mãe de Mia), Colin (o seu raptor) e Gabe (o investigador responsável pelo caso).

Achei bastante interessante esta abordagem que nos permite ‘observar’ a história pelos olhos de três personagens com papéis tão distintos na acção e que por sua vez acrescentam sempre algo à história que não seria possível obter, pelo menos de forma tão clara, se esta fosse centrada apenas no ponto de vista de uma delas.

Confesso que este género de livros não costuma ser um que me fascine muito, mas fiquei completamente agarrada a esta leitura. Desde o inicio sabemos que Mia regressou a casa depois do desaparecimento e o que ao principio achei que pudesse vir a retirar um bocadinho do interesse deste livro, veio mais uma vez enriquecer a história, porque mesmo sabendo o que acontece existe muita informação no meio que o leitor quer saber. Apesar de termos a informação desde sempre de quem é o raptor, esta perspectiva permite-nos ver o lado humano desta personagem, que para mim foi a que teve uma melhor evolução, sendo os seus capítulos aqueles por quais ansiava ao longo da leitura.

Sem querer entrar em pormenores tenho ainda que referir o final. Minha nossa. Há imenso tempo que um livro não me surpreendia desta forma nas suas derradeiras páginas.

Algo que senti falta e achei que poderia vir a enriquecer ainda mais o livro seriam capítulos contados pelo ponto de vista de Mia, mas depois de ter colocado algumas perguntas à autora (que em breve partilharemos convosco :) ) compreendi o motivo e concordo com a visão da autora.

Fico ansiosa para ver o que vem aí desta autora, que vou certamente continuar a seguir!
E vocês, já leram? 

Sem comentários:

Enviar um comentário