Este é o livro de estreia da nossa autora nacional, Linete Landim. Já tinha lido anteriormente, o 2º volume da trilogia Vale Ribeiro, e aconselho a quem já leu algum sem ter lido o 1º, que o faça na mesma, pois fica muito a perder se não ler este maravilho livro. Arrisco a dizer que gostei mais deste que do 2º volume.
Este livro retrata um casamento combinado entre Afonso e Ines, como tantos outros que haviam nesta época, mas o que vamos descobrindo ao longo do livro é que o noivo não foi assim tão obrigado a casar como pensávamos. Ao inicio comecei a criar um sentimento negativo em relação à personagem masculina, as suas atitudes não eram realmente de um homem que aparentemente demostrava amar a mulher. A falta de confiança nela estava-me a tirar do sério, embora mais tarde haja uma tentativa por parte da autora de justificar essas atitudes, que a mim não me convenceram muito. E não gostei sobretudo de ele não confiar na mulher mas andar a esconder segredos sobre ele, enfim... piorou ainda mais quase no final do livro com uma cena de alguma violência que me deixou com vontade tremenda de entrar no livro e dar umas valentes bofetadas ao duque Afonso. No entanto o desenlace dessa cena é tão rapido e imprevisível que a mim me fez confusão, seria realmente uma mulher daquela época capaz de fazer o que Ines fez ao marido? É que a atitude dele presumo que fosse muito habitual mas a dela, foi de uma coragem extrema.
Houve um certo ponto que o livro se tornou chato, começa a haver
demasiado destaque em personagens secundárias. Até percebo pois algumas
vão ser as principais no 2º e 3º volume, mas acho que foi dada muito
cedo neste livro, demasiada importância a elas.
Não
posso contudo deixar de dar os sinceros parabéns pelo magnifico enredo
criado neste livro, a cada virar de página estamos sempre presos a um
segredo, a uma mentira por desvendar. Os seus momentos são bastantes lineares e sem falhas temporais ou espaciais. Arrisco dizer que estamos perante uma autora de um nivel muito perto de qualquer outra autora de romances históricos sensuais com destaque mundial.
Sem comentários:
Enviar um comentário