quinta-feira, 14 de maio de 2015

[Dentro dos Quadradinhos] Os Vingadores #1 (Parte 2)

50 anos depois da sua estreia como um livro de banda desenhada, "Os Vingadores" finalmente chegaram ao grande ecrã, respeitando o diálogo escrito há 50 anos atrás e o mesmo sentimento e atributos cómicos.


O que nos leva a pensar: se a sociedade mudou tanto nestes últimos 50 anos, como é que estes personagens podem se adequar tão bem ao mundo moderno? A resposta é simples: o mundo fictício criado por estes escritores é intemporal.

A própria ideia de "Herói" é intemporal. O que os super heróis representam na sociedade é alguém que esta aspira ser. Alguém que, mesmo diferente da regra, consegue conquistar e fortalecer o mundo à sua volta. A palavra 'herói' pode ser sinónimo para varias pessoas na nossa vida como um soldado, um familiar, ou um cantor favorito. E porque é que nós gostamos de super heróis? Esperança. Hoje, cada vez mais, vivemos num mundo em que todos os dias somos bombardeados com malícia, com a ideia de que somos demasiado pequenos para mudar o mundo. Somos ensinados na escola e pelos meios sociais sobre o mal à nossa volta, e criticados se escolhermos agir e lutar pelo que acreditamos, ou até somos chamados de loucos só por pensar que tal coisa seria possível. E é esse sentido de impotência que nos faz cada vez mais ficar fixados nesta ficção que de uma forma ou de outra nos gostaríamos de ser realidade.


Visao : Tens medo.
Ultron : De ti?
Visao : Da morte. És o último da tua espécie.
Ultron : Era suposto tu seres o último. O Tony pediu por um guardião e contentou-se com um escravo.
Visao: Suponho que somos os dois decepções
Ultron: Suponho que sim.
Visao: Humanos são esquisitos. Eles acreditam que ordem e caos são de alguma forma opostos e tentam controlar o que nunca há-de ser. Mas existe graciosidade nos seus erros. Eu acho que foi isso que te escapou.
Ultron: Eles estão condenados.
Visao: Sim... mas nada é admirável simplesmente porque dura. É um privilégio estar no seu meio.


E aqui fica a minha sugestão: quando tiverem que comprar uma prenda de anos ou natal ao vosso irmão mais novo, à vossa sobrinha ou aos vossos filhos, pensem em dar-lhes algo que pode moldá-los a ter um futuro admirável.

Sem comentários:

Enviar um comentário