sexta-feira, 23 de outubro de 2015

[Autores da Semana] Mini-Entrevista a J. A. Alves


Fiquem a conhecer um bocadinho melhor o autor J. A. Alves e a sua obra!

1. O que o inspirou a tornar-se autor e a escrever o seu primeiro livro?

Sempre gostei de ler e de criar as minhas próprias estórias. Como não tinha máquina de escrever, escrevia à  mão, em folhas A4. Depois de ler e ver o Episódio IV da Saga Star Wars, resolvi escrever o meu próprio livro.  Os primeiros esboços também surgiram escritos a mão, nas minhas, já conhecidas folhas A4, dobradas ao meio e coladas, sendo alteradas com o passar do tempo até se tornar na obra que apresento.

2. Quais os escritores que admira ou que de algum modo o inspiraram na realização da sua obra? 

Sendo Star Wars o primeiro livro que li, posso afirmar que a saga de George Lucas foi a fonte onde bebi a minha inspiração, e foi mesmo depois de visionar o filme que desejei criar uma saga com um universo tão espantoso quanto este . No entanto, há dois outros autores que me inspiram profundamente pela forma como criam as suas histórias intensas, percorrendo gerações e o mundo quase surrealista: o colombiano Gabriel García Márquez com Cem Anos de Solidão, e o venezuelano Rómulo Gallegos com a sua obra prima Dona Bárbara.

3. Como descreveria a sua obra, ‘Batalha Entre Sistemas’, e o mundo que nela criou?

É uma história de ficção científica, de sacrifícios, de lutas pessoais e de um amor sem futuro, tendo como pano de fundo uma guerra quase eminente entre dois sistemas estelares vizinhos.

4. Quais as partes mais prazerosas e quais as mais difíceis no processo de escrita e publicação deste seu livro?

Criar um mundo povoado com as nossas personagens e ver tomar forma uma história ao longo da escrita. Poder tocar na alma de alguém com esta mesma história, penso que será o maior prazer de qualquer autor. O mais difícil, sem dúvida, é fazer uma editora acreditar num escritor ainda sem nome no mercado, coisa que a Chiado Editora consegue fazer. No entanto, depois de publicado, e conforme li algures, “o fácil é editar, o difícil é conseguir divulgar e ter leitores”. O grande problema que um escritor iniciante encontra pela frente, logo depois do lançamento do seu primeiro livro, é o apoio da imprensa, das livrarias que não disponibilizam espaços para os autores desconhecidos de língua portuguesa. É uma eterna batalha entre quem já está no mercado, já tão fechado, e aqueles que tentam entrar e só encontram portas fechadas.

5. Sendo esta a Parte Primeira, há algo que nos possa contar sobre a continuação da história?

Não quero adiantar muito, mas a ação decorrerá alguns anos mais tarde. Com novas personagens e novas ameaças... prefiro manter o suspense.

6. Gostaria de deixar alguma mensagem aos nossos leitores?

Ler é uma aventura, por isso não tenham preconceito com o género do romance. Seja ficção, aventura, romance ou de terror. Seja um escritor famoso ou desconhecido, ou mesmo estrangeiro ou lusófono, o importante é deixarmos transportar-nos pela leitura.

1 comentário:

  1. Uma grande aventura. Aí esta um livro de sci fi que eu aconselho a todos os amantes do género. Gostei muito. Uma aventura fantástica numa galaxia longincua, naqueles sistemas que de um momento para o outro se tornam beligerantes. Sisterool é mesmo bera. Volta logo que possas rei da penumbra.

    ResponderEliminar