sexta-feira, 16 de outubro de 2015

[Opinião] 'Gosto de Ti' de Francesco Gungui


Sinopse: 



Um mês pode ser muito longo, quando sabes exatamente o que vai acontecer todos os dias. Mas, às vezes, o que menos esperas, aquilo que nunca te atreveste a imaginar, acontece.

Alice ficou sem as férias que mais desejava. Tanto tempo a planear a primeira viagem com as suas amigas no final de mais um ano letivo e, afinal, vai passar o mês de agosto com os seus pais, no mesmo parque de campismo, na mesma roulotte e na mesma praia de sempre. Às vezes, a vida não é justa. Às vezes, parece que tudo corre mal ao mesmo tempo…

Mas, felizmente, Alice não está tão sozinha e, de repente, vê-se envolvida por um conjunto de pessoas cujas relações são tudo menos lineares. No entanto, os conflitos emocionais que a vão surpreender serão sempre acompanhados a muitos quilómetros de distância pelo seu melhor amigo, Luca, através de uma constante troca de mensagens. No meio de um caos emocional, Alice percebe que, para conseguir o que realmente deseja, só precisa de se deixar ir…



"Gosto de ti" é um livro publicado pela editora Marcador que me foi cedido pela própria editora para ler! 

Bem que posso eu dizer, é um bom livro com uma história bem ao estilo dos adolescentes da atualidade, cómico e dinâmico para com o leitor. 


Alice é uma jovem com pouco mais que 16 anos que acaba por chumbar de ano e os pais não a deixam ir de férias com as amigas, como tinha planeado mas pelo contrário vai de férias com os pais para o mesmo parque de campismo que vai todos os anos, ver as mesmas pessoas e estar nos mesmos locais. Ora é interessante ver a forma como Alice caracteriza o local com alguma sátira e comédia à mistura, na perspectiva dela o local é mais do mesmo .. aliás até vou citar uma passagem do livro onde podem ver o quanto está aborrecida: "Outra noite. Outro pequeno-almoço. Outro dia de praia" 

Até se sente o entusiasmo da moça à distância não é? 

Depois temos o Luca que é o seu melhor amigo e que é um personagem super inteligente, com bastante cultura geral. Luca está apaixonado pela Alice mas ela tarde se apercebe disso e anda a desculpem a expressão a engonhar o livro todo! 

Há mais personagens interessantes como o actual namorado da Alice que ela arranja durante as suas férias (sim porque é outra parte bastante divertida, ver o Luca e a Alice a competirem um com o outro para ver quem tem a melhor/o melhor namorada/o). Muito bom de ler sem dúvida :)

No fundo apesar de ter gostado de alguns pontos da história, a mesma não me satisfez de todo na parte amorosa, acho que neste campo havia muito mais para explorar e foi algo que não foi feito aqui.

Apesar desta apreciação eu vou dar: 




Dei estas estrelas ao livro, não pela elaboração da história porque isso até está engraçado, mas sim pelo amor presente no livro que achei fraco para o que estava à espera de ler num livro de Francesco Gungui. 

Sem mais demoras leitores termino esta opinião e digo que apesar de tudo parabéns à vencedora do passatempo deste livro que acho que vai gostar pois esta leitura lê-se muito bem e é leve. 

Sem comentários:

Enviar um comentário