sábado, 28 de novembro de 2015

[Opinião] 'Na Pele de uma Jihadista' de Anna Erelle


Sinopse:

"Mélanie acaba de se converter ao Islão quando conhece pelo Facebook o líder de uma brigada islamita: Abu-Bilel, combatente na Síria e braço direito do califa autoproclamado do Estado Islâmico. Em poucos dias, Abu-Bilel declara-se irremediavelmente apaixonado pela jovem, contacta-a dia e noite pelas redes sociais e incita-a a juntar-se a ele e à jihad, na Síria. Seduz a inocente Mélanie com juras de amor, promessas de casamento e uma vida plena de conforto material e espiritualidade. Mélanie acede e prepara a sua fuga em segredo. Mas, no último minuto, tudo corre mal na viagem mais perigosa da sua vida. Mélanie é, na verdade, Anna Erelle, pseudónimo de uma jovem jornalista francesa que criou um perfil falso para investigar a rede de recrutamento do Estado Islâmico, uma teia que todas as semanas seduz centenas de jovens europeus. A jornalista cuja identidade permanece em segredo decidiu narrar a sua investigação neste 

Na Pele de Uma Jihadista. Um testemunho incrível e de grande coragem sobre uma das questões mais preocupantes da actualidade. Uma história chocante que nos mostra o verdadeiro rosto dos terroristas no Estado Islâmico."

Antes de mais quero agradecer à Penguin Randon House que me facultaram um exemplar destes para leitura e restante opinião.

E agora nem sei bem como começar!
Este livro tocou-me muito, pois li mais dele nesta semana que passou e os atentados em França foram na semana passada e a proximidade das coisas traz-me algum constrangimento.

O livro mostra a cabeça do inimigo! O que ele pensa dos ditos "infiéis" e a forma como quer dominar o mundo, mas não se iludam que isto não é apenas um filme de acção convertido num livro, não todo ele é verídico e foi vivido na primeira pessoa por esta jornalista que na minha opinião é e foi corajosa.

Ora e quando eu falo de inimigos, quem são eles!?
Estou a falar do Daesh o auto-proclamado estado Islâmico.

Melanie é o avatar da jornalista Anna Erelle, e é a forma como ela chega até Abu-Bilel e entra neste mundo dos terroristas.
Ao inicio corre tudo muito bem, ela somente faz perguntas simples para saber mais e poder enriquecer a sua reportagem. O problema começou quando a jornalista começou a querer saber ainda mais e se deixou ver pelo terrorista...

Anna viu-se completamente na pele de Melanie, criou tudo dela (uma vida com passado e presente, sonhos. família, entre outros pormenores que percebem se lerem o livro)

Ora Anna com o tempo percebe que pode conseguir descobrir qual o caminho que as jovens percorrem até chegar ao EI chegando no fim à barbara conclusão que é muito fácil atravessar fronteiras até chegar ao seu destino sem que ninguém dê conta, mesmo sendo menores o que é algo que nem eu tinha ideia que podia acontecer.

O final do livro foi muito forte, porque apesar da jornalista se encontrar bem (pelo menos acho que sim) ela diz que está a ser perseguida e termina tudo com uma pergunta o que é super constrangedor e deixa-nos a pensar.
Todos nós estamos no fundo a ser perseguidos por eles apesar de pensarmos que não!

É um livro que como eu disse não deve ser lido de animo leve e devemos estar preparados para tudo o que possamos encontrar nele, porque estamos a falar de pessoas que levam muito a sério a religião e por ela não se importam de matar seja quem for, desde mulheres a crianças... Recomendo a leitura do livro a quem quiser saber mais deste povo e quiser perceber o porque de eles fazerem estes atentados.


A minha pontuação é com base no próprio livro que está muito bem escrito, na história que é de tirar o fôlego e na coragem da jornalista em conseguir aproximar-se deste mundo e escrever sobre ele.

Obrigada Anna!  

Sem comentários:

Enviar um comentário