sexta-feira, 20 de novembro de 2015

[TAG] Hábitos de Leitura


Prontos para mais uma TAG?

Continuamos a responder às tags que a Liliana do Vamos Doar Livros Á Nossa Biblioteca? nos desafiou a responder. Hoje é a tag 'Hábitos de Leitura' :)

1. Tens algum cantinho especial na tua casa para ler?
Cátia: Não :'( Gostava de ter um cantinho como se vê em fotos pela net, bem almofadado, perto de uma janela... Um dia!

Mara: Cantinho especial não tenho, mas no inverno gosto de ler à frente da lareira :)


2. Marcador de livros ou um pedaço de papel aleatório?

Cátia: Normalmente só uso marcador se tiver uns velhotes ou repetidos, porque estou sempre a perdê-los. Gosto de guardar os marcadores e tenho uma caixa onde tenho a minha pequena colecção :)

Mara: Marcador de livros sempre, e quando não tenho (algo que só acontece com os livros harlequin) faço uma dobrinha na folha :)

3. Quando queres interromper a leitura paras na página onde estás ou tens de acabar o capítulo/certo número de páginas?
Cátia: Depende. Gosto de interromper quando acabo o capitulo. Às vezes chego a um ponto que estou a tentar chegar ao fim do capitulo e já estou tão cansada que já não estou realmente a ler, aí acabo por parar onde calha, principalmente nos livros com capítulos longos.

Mara: Quando quero interromper, porque normalmente me sinto cansada leio até ao final da página e paro.

4. Comes ou bebes enquanto lês?
Cátia: Não. Principalmente porque sou despistada, o mais certo era acabar por sujar/estragar o livro.

Mara: É muito raro, só se estiver a beber um leite com chocolate ou chá à noite :) ADOROOOO.

5. Consegues ou gostas de ouvir música e televisão enquanto lês?
Cátia: Não, de todo. Adorava conseguir conjugar a música com a leitura, mas quando oiço música gosto de sentir o que estou a ouvir, não o consigo fazer se estiver embrenhada numa leitura.

Mara: Com a televisão ligada por norma não leio, mas gosto de ouvir musica enquanto leio e criar os meus próprios filmes na cabeça. :)

6. Um livro de cada vez ou vários livros ao mesmo tempo?
Cátia: Vários livros ao mesmo tempo? Guilty. Principalmente se um livro não me estiver a prender.


Mara: Quando a Cátia me falou que lia vários ao mesmo tempo, tentei fazer igual (mas deu asneira, ahahah só para variar!) gosto de ler uma história de cada vez e de estar focada só naquela e depois logo parto para uma outra.


7. Ler em casa ou em todo o lado?
Cátia: Em todo o lado! Ando sempre com um livro atrás.

Mara: Basicamente, consigo ler até à andar na rua, o que faz muita confusão a amigas minhas eheheh :D

8. Ler em voz alta ou para ti mesma?
Cátia: Para mim mesma. Acho que a leitura flui de outra forma. Gosto de interiorizar e imaginar a leitura na minha cabeça e concentrar-me apenas nisso.

Mara: Para mim mesma sem dúvida, ler em voz alta faz dispersar mais as ideia, a menos que seja um texto pequeno ou um excerto de qualquer coisa.

9. Costumas passar à frente algumas páginas do livro ou ler o final?
Cátia: Passar à frente algumas páginas, só quando quero terminar um livro que não estou a gostar e vou lendo por alto. Ler o final, nunca! Odeio spoilers, e se por vezes nem leio a sinopse, muito menos o final.

Mara: Tenho algum vicio disso eheheh, mas tem sido mais nas minhas ultimas leituras que não aguento esperar muito (mas também só dou uma espreitadela pequenina ;))


10. Quebrar a lombada do livro ou mantê-lo como se fosse novo?

Cátia: Odeiooo lombadas estragadas, odeio mesmo. Os meus livros, aqueles que comprei novos, estão, salvo alguma rara excepção, com a lombada como nova. É algo com que tenho imenso cuidado quando estou a ler.

Mara: Estou como a Cátia, não posso com lombadas estragadas :s a sério que me deixam doentes, mas nos livros harlequin já desisti de os manter como novos, porque é impossível mesmo que tenhamos todo o cuidado do mundo com eles, ficam sempre com uma marca o que é frustrante :(

11. Escreves nos teus livros?
Cátia: Não! Só tenho um livro, um exemplar do Peter Pan em inglês, que sublinhei frases que me marcaram de algum modo. É a única excepção.

Mara: Não, nem pensar !!! Só se forem livros de estudo, aí sim mas nos meus livros particulares nem um risquinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário