segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

[10 Dias de Natal] Dia 7 - Opinião: 'How The Grinch Stole Christmas' de Dr. Seuss

Olá leitores ^_^

Neste 7º dia da nossa contagem vou partilhar convosco a minha opinião sobre este livrinho: 'How The Grinch Stole Christmas' de Dr. Seuss.

Já ouvi falar muito do autor, já tinha visto também vários filmes inspirados nas suas obras, mas esta foi a primeira vez que li um livro seu.


Um 'Who'.
Este livro conta a história do Grinch, que vivia a Norte de Who-ville, onde vivem todos os Who. Todos os Who adoravam o Natal, mas claro está, o Grinch odiava o Natal. Então teve uma ideia: roubar o Natal.

Adorei esta história. Li o livro em inglês e adorei a forma como o texto parece quase cantado, as rimas, os jogos de palavras... Tudo na escrita deste livro o torna maravilhoso tanto para os mais pequenos como para os adultos.


'The Grinch hated Christmas! The whole Christmas season!
Now, please don't ask why. No one quite knows the reason.
It could be his head wasn't screwed on just right.
It could be, perhaps, that his shoes were too tight.
But I think that the most likely reason of all
May have been that his heart was two sizes too small,


As ilustrações, pelo menos da minha edição, são bastante simples. Elaboradas a preto e branco, com detalhes a vermelho a destacar sobretudo elementos natalícios, tornam as ilustrações bastante interessantes na sua simplicidade, descrevendo muito bem, na minha opinião, o contraste entre o Grinch e esta quadra festiva.

Com o passar das páginas, depois do Grinch ter feito todas as maldades que tinha planeadas, enquanto esperava ouvir a tristeza na voz dos Who, quando descobrissem que tinha roubado o Natal, há uma mudança na personagem e começamos a aperceber-nos da moral da história.

Ao contrário do que o Grinch pensava, mesmo tendo roubado os presentes, as árvores de Natal e até mesmo a comida, os Who festejaram na mesma o Natal. Por muitas coisas que o Grinch pudesse ter levado, não conseguia levar consigo o espírito natalício, esse sim, o elemento chave desta época festiva.

E quando finalmente o Grinch percebeu o que era o Natal, quando o seu coração cresceu e deixou de se sentir apertadinho, o Grinch juntou-se aos Who e celebrou o Natal.

Sem dúvida um livro excelente para ler neste Natal. Leitura rápida e ternurenta e tenho a certeza que os mais pequenos vão adorar. Fiquei tão apaixonada que quero arranjar um exemplar deste livrinho para a minha estante, uma vez que apenas tenho o ebook.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Não o costumo fazer. Mas como este livro já tem tantos aninhos, acho que já toda a gente sabe a história ^_^

      Eliminar