terça-feira, 22 de março de 2016

[Opinião] 'DUFF - A Amiga Feia e Gorda' de Kody Keplinger


Duff – A Amiga Feia e Gorda’, de Kody Keplinger, foi recentemente publicado pela Editorial Presença.

Não estava mesmo à espera que viessem a publicar este livro em Portugal, por isso, há alguns meses, vi o filme antes de ter lido o livro. É algo que não gosto de fazer mas confesso que o vi pensando que depois não iria ler o livro. Fiquei felicíssima quando soube que a Editorial Presença o ia publicar e ainda mais contente por me ter cedido um exemplar para opinião aqui no blog e outro para passatempo, já terminado. Muito obrigada.


Neste livro temos como personagem principal Bianca, uma jovem de 17 anos que depois de um comentário do rapaz giro do liceu, Wesley, começa a ver-se cada vez mais como o patinho feio do seu grupo de amigas, a DUFF (Designated Ugly Fat Friend no original, Amiga Feia e Gorda na nossa tradução).

O meu pior receio era que viesse a não apreciar esta leitura por já ter visto o filme, mas não aconteceu. A história é bastante diferente da contada no filme. Normalmente prefiro sempre os livros aos filmes e este livro não foi excepção.

Contado totalmente na perspectiva de Bianca, conseguimos ver como todas as acções a afectam, numa escrita bastante fiel ao público que descreve e a que se destina. Adorei a evolução do Wesley. Talvez não lhe devesse chamar evolução, parece mais que o vamos conhecendo melhor a cada página ao mesmo tempo que a Bianca também lhe vai descobrindo novas facetas, mas no fim acaba por se mostrar uma personagem que adorei conhecer.

Ao mesmo tempo que nos vamos embrenhando no romance entre os personagens, Kody Keplinger brindou-nos com muitas outras temáticas envolvidas nesta história: desde dependências, divórcios, desgostos amorosos…

Senti a falta de mais algumas páginas no final e, em alguns momentos, de mais intensidade nos momentos românticos, mas sendo este um Young Adult, logo direcionado também a um público mais jovem, as cenas acabam por se adequar.

Uma excelente aposta da Editorial Presença. Se já tinha adorado o filme, ainda gostei mais do livro que me deixou com uma imensa vontade de ler mais obras da autora. Espero que a editora continue a apostar nesta autora!

Sem comentários:

Enviar um comentário