segunda-feira, 28 de março de 2016

[Opinião] 'Mais Um Dia' de David Levithan (Every Day #2)


Mal acabei de ler ‘A Cada Dia’ de David Levithan (opinião aqui), soube que tinha que partir imediatamente para o livro seguinte. Tinha na estante o exemplar de ‘Mais Um Dia’, gentilmente cedido para opinião pela editora Topseller, e mal podia esperar para continuar esta história que adorei.

Em ‘Mais Um Dia’ a narração é feita pelo ponto de vista de Rhiannon. Revisitamos a mesma história do primeiro livro, com alguns pormenores novos, conseguindo compreender um pouco melhor as atitudes por detrás das acções de Rhiannon.

Se no primeiro livro conseguimos conhecer A, embora superficialmente na minha opinião, aqui conhecemos Rhiannon como eu desejei ter conhecido no primeiro livro. Conseguimos descortinar todos os seus pensamentos, atitudes, os seus sentimentos conflituosos e ainda perceber um bocadinho melhor a sua relação com o Justin. Usando uma expressão de Rhiannon, acho que no primeiro livro conseguimos ver o ‘carro’ de Rhiannon, o seu exterior, enquanto neste livro conhecemo-la como condutora, tudo o que lhe vai na alma e que quem está por fora, quem só vê o ‘carro’, não consegue ver.

Devorei as primeiras páginas do livro. Cheguei mais ou menos à página 50 a adorar conhecer a Rhiannon enquanto via desenrolar a história que já conhecia pela sua perspectiva. Mas o único problema que tive com esta leitura está também aí: eu já conhecia a história.

A certo ponto, a leitura começou a arrastar-se. Eu já conhecia a história, aliás tinha acabado de ler o livro anterior horas antes de passar para este, e talvez tenha sido esse o problema. As páginas passavam e não consegui sentir a mesma conexão que senti com o primeiro livro, a descoberta, a emoção de pensar no que viria na próxima página… Em vez disso dei por mim a ler por alto algumas das passagens (os emails/mensagens que trocavam por exemplo) pois ainda estavam bastante presentes na minha memória.

Ainda assim, com o final a aproximar-se, o autor deu um pequeno vislumbre do que acontece depois das últimas páginas do primeiro livro. E sei querer dar spoilers, fiquei bastante contente com a atitude da Rhiannon e fiquei ao mesmo tempo desiludida porque ainda não existe continuação da história…

Quero ler mais de David Levithan, quero ler mais de A e Rhiannon, quero rapidamente a continuação desta história. Espero que no próximo livro, que deverá ser o final da história, o autor nos consiga dar um final satisfatório. Apesar de não ter achado este livro tão bom como o anterior, continua a ser uma boa leitura para quem já leu o ‘A Cada Dia’ e ficou a querer mais.

2 comentários:

  1. eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece espetacular Xd

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de não achar este livro tão bom como o primeiro, fiquei fã do autor e sem dúvida irei continuar a seguir as suas publicações!

      Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar