segunda-feira, 9 de maio de 2016

[Dentro dos Quadradinhos] Scarlet Witch #2


No segundo capitulo dos quadradinhos de Scarlet Witch, encontramos a nossa protagonista a viajar para a Grécia para se encontrar com uma amiga do passado em busca de respostas. Wanda acredita que algo, no mundo da feitiçaria, nao está certo. Algo, ou alguém, está a jogar com as energias e com o balanço das mesmas. Uma nova ameaça talvez?

Ao chegar a Santorini, Wanda encontra Hecate - a deusa grega das feiticeiras - que há muito se reformou de usar magia e que agora trabalha num café. Wanda, a nossa Scarlet Witch, pede conselhos à deusa mas esta não tem como a ajudar agora que a sua ligação com a magia e as energias não está tão treinada. No entanto, Hecate sabe de uma nova ameaça na ilha, o Minotauro, que esta acredita estar envolto numa magia negra que o protege e o torna mais forte, magia essa que só a Scarlet Witch tem o poder para enfrentar.



Eu gostei da inserção da mitologia grega neste capitulo. Viajámos até à Grécia (com desenhos lindos!) conhecemos a deusa grega Hecate e vimos a Scarlet Witch enfrentar o Minotauro. 

Outra das coisas que gostei foi que tocassem no ponto de que a Scarlet Witch sofre de depressão e de saber não ser sensato usar magia para a curar. Sempre conhecemos uma Wanda com medo dos seus poderes ou a usá-los de maneira errada e pouco ética, mas também conhecemos a Wanda que vive e é uma boa pessoa mesmo tendo que controlar o seu poder a toda a hora para não destruir mais.

Sempre achei um pouco errado que personagens como a Scarlet Witch , com o poder de mudar realidade (como por exemplo fazer com que a raça mutante nunca tivesse realmente existido), tivessem tantos problemas em controlar o seu poder. Infelizmente, em muitos quadradinhos, mulheres com grande poder raramente o sabiam controlar ou usar, o que eu sempre achei um pouco sexista. (Rogue, Jessica Jones na série, Silk, Jean Grey, Jubilee, X-23... e tantas outras! Já os herois do genero masculino com os mesmos poderes conseguem controlá-los sem problema...). Desta vez temos a "desculpa" da depressão que eu acho um pouco mais sensata sendo um problema que realmente muitas pessoas na nossa sociedade realmente sofrem.

Socialismos à parte, a história e desenho deste capítulo são bastante interessantes e o contraste entre o dia (ilha paradisíaca, sol, mar, felicidade) e a noite (monstros, labirintos, morte e medo) foram usados bastante bem especialmente na cena do pôr-do-sol.

Escusado será dizer que a Scarlet Witch tomou conta do Minotauro sem problemas e ganhou algumas respostas às suas dúvidas sobre o estado das energias e magia no mundo actual.




No final deste capítulo o leitor descobre quem está por trás desta energia que está a dar vida e poder aos inimigos de Wanda mas também o trágico fim da deusa Hecate.


Eu sei que não é a melhor imagem dele, mas reconhecem o nosso vilão?

Sem comentários:

Enviar um comentário