sexta-feira, 9 de setembro de 2016

[Opinião] 'A Maldição do Vencedor' de Marie Rutkoski


A Topseller e as suas novidades editoriais saltaram, mais uma vez, directamente para a minha wishlist. Desta vez o livro em questão é ‘A Maldição do Vencedor’ de Marie Rutkoski, gentilmente cedido pela editora para opinião no blog.

Além da história que ainda não consegui esquecer, adorei a Kestrel, uma personagem com a qual é fácil identificar-nos. Determinada e com personalidade forte, tem como principal fraqueza a necessidade de não desiludir o seu pai, tendo por isso duas escolhas possíveis para o seu futuro – casar ou alistar-se no exército. Mas, sem o deixar prever, um leilão de escravos vem abanar os alicerces de tudo o que pensou ter como certo na sua vida.

Tenho que dizer: que leitura! Se andava a ler pouco, Marie Rutkoski criou um mundo tão envolvente e personagens com quem tão facilmente conseguimos criar uma ligação, de tal modo que não conseguia largar este livro na esperança de ter um tempinho para ler ‘só mais um capitulo’.

Sendo este o primeiro livro da trilogia, foi dado mais foco à história do que ao desenvolvimento das personagens, o que acabou por ser positivo para a leitura por vários motivos, entre eles o desenvolver rápido da acção e ainda o facto de não ser desvendada demasiada informação que venha a drenar o que há para contar nos próximos livros.

Para mim, Kestrel teve o papel central nesta história e é sem dúvida a personagem na qual notamos maior desenvolvimento. Achei a personagem do Arin mais linear, sendo que acredito que trará surpresas nos próximos livros, mas ainda assim foi a personagem que me trouxe maior conflito interior. Gosto dele ou não gosto? Deveria ele ter agido desta forma? 

As distopias fizeram parte das minhas leituras durante imenso tempo, mas sinceramente já me cansavam com as suas histórias e estava até com medo de partir para esta leitura já com essa ideia feita de que seria mais do mesmo. Não podia estar mais enganada.

Com ‘A Maldição do Vencedor’, Marie Rutkoski entra para minha lista de escritoras a não perder, ao mesmo tempo que os restantes livros da trilogia, que espero ver publicados brevemente pela Topseller, entram de imediato na wishlist enquanto desespero pela continuação.
Recomendo totalmente!


1 comentário:

  1. Eu andava ansiosa por ler este livro, mas acho que coloquei as expectativas bem altas e acabei por me desiludir. Não que ache o livro mau, de todo! É bom, mas eu esperava mais, e não me deixou surpresa em nenhum momento :/ achei previsível...
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar