quinta-feira, 13 de outubro de 2016

[Opinião] 'After - Depois da Promessa (Livro 5)' de Anna Todd


Nem sei como começar esta opinião... A série After de Anna Todd, publicada pela Editorial Presença que gentilmente me cedeu um exemplar para opinião, rapidamente tornou-se numa das minhas favoritas dos últimos tempos, por isso só posso descrever este final como agridoce.
Por um lado queria mais, mais da história de Tessa e Hardin, mais romance, mais livros... Mas este final foi tão (imperfeitamente) perfeito. Foi sem dúvida o final ideal para esta série. E tinha tanto medo que o final estragasse esta história que vim a adorar ao longo dos últimos meses. Mas Anna Todd não desiludiu.

A autora tocou na questão de ambos estarem numa relação facilmente vista como abusiva e conseguiu que (finalmente!!) Tessa e Hardin crescessem. Foi preciso chegarmos a este final da história para ambos perceberem o que tinham de mudar em si mesmos para tornarem esta relação saudável, ao mesmo tempo que presenciámos o mesmo tipo de arrufos que já são característicos nesta série, mas sem eles este livro não seria o mesmo.

A nivel de desenvolvimento das personagens, este foi sem dúvida o melhor livro da série. Na minha opinião, todos os personagens conseguiram, de uma maneira ou outra, o seu final feliz. Mas claro que o foco fica em Hardin e Tessa.

Adorei 'estar presente' nos anos seguintes da história de ambos, ao mesmo tempo que tive pena deste tempo não ter sido mais aprofundado. Ao mesmo tempo adorei o facto da autora não ter optado à partida pelo viveram felizes para sempre. Anna Todd permitiu que Tessa e Hardin crescessem e voltassem a ter oportunidade de um novo começa, mais adulto, mas com tribulações que só ajudaram a mostrar como a Tessa e o Hardin que conhecemos estavam mais unidos que nunca e nas suas melhores versões.

São poucas as vezes que digo isto, mas sem dúvida esta série terminou como tinha de terminar e gostei do resultado final. Vou sentir muitas saudades deste enredo, mas posso consolar-me com a ideia que está um filme a ser produzido. Parece que não vai ser a última vez que vimos Tessa e Hardin. E ainda bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário