terça-feira, 4 de outubro de 2016

[Opinião] 'Apenas Um Ano' de Gayle Forman


Lá voltei eu ao romance de Allyson e Willem. Gentilmente cedido pela Editorial Presença (muito obrigada!), ‘Apenas Um Ano’ é a continuação da história criada por Gayle Forman em ‘Apenas Um Dia’. Esperava ansiosamente por esta continuação depois de um final daqueles.

Em ‘Apenas Um Ano’ retomamos à história do casal de protagonistas que conhecemos no livro anterior, só que desta vez a narração é feita pelo ponto de vista do Willem. Sinceramente, esperava um maior foco no romance de Willem e Allyson e acabei por ter uma leitura totalmente diferente do que esperava, o que até foi positivo.

Em vez de dar uma continuação cor-de-rosa ao livro anterior, Gayle Forman manteve-se fiel à realidade, conseguindo mostrar uma visão bastante real do amor, separação, distância, o seguir em frente… Conseguimos, depois de termos passado pela separação com Allyson, ver como foi toda esta situação para Willem.

Neste aspecto, ‘Apenas Um Ano’ podia ser um livro completamente independente de Apenas Um Dia, pois por si só consegue contar uma história com principio meio e fim, com a qual o leitor facilmente se liga. Claro que recomendo a leitura de ‘Apenas Um Dia’ e só depois este livro, pois quando chegamos ao final os dois livros são perfeitamente enlaçados.

Ainda fazendo uma comparação entre este livro e o seu antecessor, achei o primeiro mais juvenil, mais romântico. Este foi um livro mais cru, com sentimentos diferentes e com uma maturidade e profundidade mais realçados, um livro, por assim dizer, mais adulto. 

Gayle Forman continua assim a ocupar um lugar cativo na minha estante, sendo que todas as suas novidades serão certamente entradas garantidas para a minha wishlist.

2 comentários:

  1. Que fofo deve ser esse livro,marquei na minha estante do SKOOB para ler.
    amei sua resenha.
    beijos.
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Despertou-me o interesse este! Às vezes leitura um bocadinho mais juvenil é boa quando se quer algo mais "leve" ^^

    http://tinygirlreviews.wordpress.com

    ResponderEliminar