sábado, 31 de dezembro de 2016

[Opinião] 'Matéria Escura' de Blake Crouch




Mais um livro que me chegou de surpresa à caixa do correio, este gentilmente cedido pela Suma de Letras (Penguin Random House) a quem muito agradeço o apoio que tem dado ao blog.

Já tinha lido um livro de Blake Crouch, Wayward Pines, e apesar de não ser uma grande fã de Ficção Científica, tive uma agradável surpresa. Assim que este chegou cá a casa, passou logo para leitura do momento. Não me arrependo.

Não sendo eu grande fã de ficção cientifica, como já mencionei, existiram algumas temáticas nesta leitura que para mim foram de difícil compreensão, todo o processo por de trás da criação do cubo e dos 'multiversos', por exemplo. A nível cientifico, área em que os meus conhecimentos são reduzidos, senti que estava a mergulhar em teorias e processos desconhecidos, mas Blake Crouch consegue torná-los acessíveis a uma ampla rede de leitores.

No que respeita a integração destas temáticas na história, centrando-me mais na vertente de thriller da leitura, foi este um dos aspectos que mais me puxou para ler este livro, a possibilidade de existirem universos paralelos, sendo que todas as nossas escolhas, boas ou más, nos guiarão para um caminho e um futuro diferente ou como pequenas escolhas insignificantes podem vir a ter um impacto significativo na nossa vida. Essa foi para mim a essência deste livro, as consequências que as nossas escolhas têm, ou teriam, no nosso universo e a possibilidade de podermos mudar uma escolha feita no nosso passado. Será que conseguíamos lidar com as consequências dessa escolha?

A paixão de Jason pela mulher e o filho serviu também de fio condutor a esta viagem da personagem por diferentes multiversos. Se no inicio conhecemos um Jason que sente a sombra dos 'E se...?' do seu passado, ao ser brutalmente retirado do mundo que sempre conheceu parece finalmente dar valor ao que sempre deu por garantido.

Para mim 'Matéria Escura' é um livro de lições. Todas as escolhas trazem consequências. Será que estaríamos dispostos a encará-las?

Sem comentários:

Enviar um comentário