domingo, 22 de janeiro de 2017

[Das Páginas Para o Ecrã] A Rapariga no Comboio


Finalmente tive oportunidade de ver este filme, que já andava para ver há um tempinho... Baseado no livro com o mesmo nome, 'A Rapariga no Comboio', da autora Paula Hawkins (publicado pela Topseller - opinião aqui), este era um filme que ansiava ver, uma vez que adorei o livro e tinha curiosidade em ver como funcionaria a adaptação, se não se tornaria monótona e como resultaria no grande ecrã.


Para mim, foi um filme bem ao género de Gone Girl, que também adorei. Começamos por conhecer a Rachel, brilhantemente interpretada por Emily Blunt na minha opinião, que todos os dias utiliza o comboio para se deslocar até à cidade, onde se interessa particularmente em observar a casa de alguém (que mais tarde conhecemos ser a Megan), seguindo atentamente a vida de quem lá vive. Quando alguém desaparece, o mundo de Rachel entrelaça-se com o das diferentes personagens originando um filme empolgante que deixa o espectador com o cérebro a mil para acompanhar os desenvolvimentos da história.

Focando-me na comparação entre a obra escrita e a do grande ecrã, creio que, no geral, foi feito um óptimo trabalho na adaptação do livro para filme. Uma das situações que me desiludiu foi a 'gorda e bêbeda da Rachel' passar a ser a bêbeda mas linda e elegante Emily Blunt. Perde um pouco a intensidade que é dada à personagem no livro, sobretudo na questão da construção da personagem, que no livro se foca bastante neste tipo de comentário negativo.

No geral, achei que o elenco foi bastante coeso, Justin Theroux foi provavelmente o actor que mais me surpreendeu, enquanto que Rebecca Ferguson, actriz responsável pelo papel de Anna. foi a que mais deixou a desejar (embora não tenha sido nada inesperado, tendo em conta que se manteve fiel à personagem representada, muito sem sal). Só tenho ainda que referir, em tom de ligeiro spoiler, que a Anna e o saca-rolhas foi um momento dispensável. A rapariga parecia que ia abrir uma garrafa :)

Também foi bom ver que alguns dos actores secundários já me eram familiares de outras séries e filmes, com Lisa Kudrow e Laura Prepon. No aspecto da escolha do elenco, estão de parabéns.

Resumidamente, esta adaptação pouco ou nada perde quando comparada com a obra em que é baseada. Todos os pontos essenciais, as reviravoltas, a surpresa (dentro do que é possivel, uma vez que para quem leu o livro, muita coisa se torna previsível), a dúvida, estão lá. Um filme bastante agradável para um serão. 

Para quem gosta de thrillers com uma pitada de suspense, aconselho que vejam 'A Rapariga no Comboio'.

Sem comentários:

Enviar um comentário