quarta-feira, 31 de maio de 2017

[Opinião] 'Before - Antes de Tessa' de Anna Todd


A Editorial Presença trouxe-nos recentemente mais um livro da autora Anna Todd. ‘Before – Antes de Tessa’, que obviamente saltou de imediato para a minha wishlist, é o 6º livro da autora a ser publicado em Portugal pela Editorial Presença, editora que gentilmente cedeu um exemplar para opinião no blog. E eu saltei logo para esta leitura.

Tal como o nome indica, ‘Before’ tem início antes do Hardin conhecer a Tessa. Estava à espera de apenas ter um vislumbre da mesma história que já conhecia, mas desta vez somente na perspectiva do Hardin, e acabei por ter uma agradável surpresa.

Este livro é de leitura indispensável para qualquer fã da série literária de Anna Todd. Não é apenas uma recontagem da história num outro ponto de vista, aqui a autora traz-nos um pedacinho da história de todas as personagens relevantes ao longo da série, desde a Molly ao Vance, passando pela Stephanie e o Zed. Ficamos a saber não só um pouco do passado destas personagens, bem como, em alguns casos, vislumbres do seu futuro, não incluídos nos livros anteriores.

Mas, fãs de Hessa, não se desiludam, a autora não descurou nos momentos do casal protagonista. Gostei especialmente dos últimos capítulos, onde encontramos uma Tessa e um Hardin já adultos, já com a sua família (tal como aconteceu no livro anterior – opinião aqui), mas mantendo aquela faísca a que nos foram habituando nos capítulos anteriores desta história.

Se em livros anteriores me cansei um pouco dos avanços e recuos e da personalidade da Tessa, este livro tem um ponto a favor, uma vez que considero muito mais prazerosa a leitura pelo ponto de vista do Hardin e esses impasses foram deixados de lado. De facto não havia necessidade dessa repetição e ainda bem que a autora optou por tornar a leitura mais fluída e directa ao ponto de interesse: o romance dos protagonistas.

Recheado de cenas quentes, a linguagem pesada e atitude desbocada a que o Hardin nos veio habituando, que me apaixonou e prendeu enquanto leitora desta série, e ainda mais romance, são alguns dos elementos que tornam para mim esta série tão deliciosa. 

Para mim só tem um ponto negativo: este livro devia ter mais páginas. Fiquei a querer mais desta história, mais do futuro de Hardin e Tessa, mais do desenvolvimento deles enquanto família… Mas tudo o que é bom acaba depressa.

Leitura mais que recomendada e de presença obrigatória na biblioteca de qualquer fã de After. Mal posso esperar por mais livros de Anna Todd.

Sem comentários:

Enviar um comentário