segunda-feira, 30 de outubro de 2017

[Opinião] 'Isto Acaba Aqui' de Colleen Hoover


Mais um livro da Colleen Hoover editado pela Topseller, mais um livro que eu sabia que TINHA que trazer para a minha estante. 

Havia algumas leituras que queria fazer antes de pegar neste livro, mas a cada leitura que passava só aumentava a vontade de me fechar no quarto durante um dia inteiro e não sair de lá até acabar este livro. Na verdade, não foi mesmo preciso mais que um dia, até porque estamos a falar da Colleen, os livros da autora não se lêem, devoram-se completamente e já sabia que só o ia largar quando chegasse à última página.


Falando um pouco da história, Lily acaba de se mudar para Boston. Uma noite, enquanto está no terraço de um edificio para pensar, conhece Ryle. Nada poderia correr melhor na sua vida agora que pode contar com este homem perfeito na sua vida. Mas as coisas nem sempre correm como queremos e quando o passado bate à porta, Lily vê-se enrolada numa situação que lhe é bastante familiar.

Este livro tem um tema bastante forte e muito actual. Fala-nos da violência doméstica, sobretudo da facilidade que existe em cairmos nos padrões que nos foram apresentados como ‘normais’ durante o crescimento. Não posso dizer que este seja um tema original na literatura que tenho lido, claramente que não o poderia ser, sendo algo tão presente na nossa sociedade, mas que ainda hoje é tido como tabu.

A diferença da abordagem de Colleen é que, como em todos os seus livros, ela torna as suas personagens humanas. Sejam bons, sejam os maus da fita. E foi isso que me arrebatou neste livro. Consegui sentir o amor de Lily e Kyle, consegui sentir o quanto a magoava e quando ela pensava no quão maravilhoso ele era, cheguei a dar por mim a pensar, apesar de ser algo muito errado, ‘talvez ela o devesse perdoar, não vai voltar a acontecer, afinal ele é tão perfeito’.

Colleen Hoover acertou em cheio, conseguindo melhor que ninguém brincar com as nossas emoções, ao mesmo tempo que nos punha no papel da vitima, mostrando-nos todas as qualidades de Kyle e cegando-nos ao ponto de não sabermos o que é certo ou errado.

Se há algo que posso concluir ao chegar ao fim deste livro, e depois de ler as notas da autora sobre o mesmo, é que este livro é como um murro no estomago. Qualquer um de nós se podia ver na situação de Lily, por muito que digamos que nós nunca estaríamos em situação semelhante. Foi sem dúvida uma leitura que me fez abrir os olhos para uma realidade que via com outros olhos.

O único ponto negativo que senti nesta leitura foi a falta de romance, algo que esperava encontrar num livro da autora, mas chegando à última página consegui perceber que este livro é mais do que isso. Este livro foi feito para abrir mentalidades, sensibilizar, ajudar quem está ou esteve numa situação semelhante. Este livro é muito mais que um romance e dou os meus parabéns à autora por ter tido a coragem de fazer um livro assim.

Topseller, venham mais livros de Colleen Hoover por favor!


Sem comentários:

Enviar um comentário