segunda-feira, 23 de outubro de 2017

[Opinião] ' A Rapariga de Istambul ' de Nicole Dweck



' De Lisboa a Nova Iorque. Um enigma com 5 séculos. Uma dívida para a eternidade. '


Olá leitores, hoje trago-vos a opinião de um livro que andei a ler o mês passado e que até gostei um bocadinho, ahahah.

'A Rapariga de Istambul' é um livro da editora ASA e foi publicado em Portugal em Janeiro deste ano.

Na realidade não conta a história de uma só personagem mas sim de várias e de várias gerações. 
No inicio conta a história de como Dona Antónia foge com a sua filha e o seu sobrinho de Portugal pois não aceita o casamento que queriam arranjar para Reyna com um nobre.

Ao inicio confesso que não entendo a renitência, mas a autora logo nos elucida e demonstra que Dona Antónia é Judeia e que o casamento para essa mesma religião com pessoas de uma outra religião (neste caso católica) não era bem visto na sua sociedade, logo a única solução que teve foi a fuga. 

Então ao longo do percurso deles conseguimos ver o racismo que havia, e retrata a perseguição que era feita aos Judeus e de como eles eram levados para campos de concentração e nunca mais eram vistos. (Foi uma das piores partes do livro, e o que eu chorei...)

Reyna acaba por se apaixonar por José que era (pensava ela) o seu primo.. e José apaixona-se por ela originando ali uns constrangimentos. 

Mais tarde surge então o verdadeiro casal do livro, e percebemos qual era então a maldição e o porque de na sinopse dar a entender que a história tem uma continuidade no tempo durante séculos. 

Então eu gostei da história realmente, mas estive sempre à espera de ver mais amor entre as personagens. Chorei, e erritei-me muitas vezes principalmente porque as coisas nunca podiam estar 100% bem que tinha que haver logo um contra-tempo qualquer. 

Concluindo, esta história é muito boa e apela a sentimentos o que trás uma natureza sensível ao leitor.. aconselho vivamente e espero poder ler mais histórias do género. 


Boas Leituras e até à próxima. 😏

Sem comentários:

Enviar um comentário