quinta-feira, 30 de novembro de 2017

[Das Páginas Para o Ecrã] Nerve - Alto Risco



Hoje partilho convosco a minha opinião sobre o livro 'Nerve - Alto Risco' e a sua adaptação cinematográfica com o mesmo titulo. O livro, de Jeanne Ryan, foi publicado pela Editorial Presença e andou durante semanas na minha wishlist e mais uns quantos meses pela estante. Decidi que primeiro iria ler o livro e depois partiria para o filme.

Assim, começando pela opinião do livro, confesso que me desiludiu. As personagens são desinteressantes e pouco desenvolvidas. O que melhora o livro, até certo ponto, é a sua premissa, a entrada num jogo de desafios em que podem ganhar prémios muito desejados e personalizados para cada participante, caso consigo cumprir este desafio/consequência atribuido pelo NERVE. 

Ao mesmo tempo, a premissa não consegue sustentar o livro, na minha opinião... Não consegui ligação alguma com as personagens, o romance é fraco, a história a certo ponto torna-se repetitiva e falha redondamente em conseguir criar suspense ao tentar tornar o livro numa espécie de thriller, que não o é.

No geral, gostei da ideia, não gostei da concretização e como a autora a colocou no papel. E a minha avaliação prende-se a esses factores.

Depois da desilusão da leitura, parti para o filme com as expectativas muito baixas, até porque a protagonista, Emma Roberts, é uma das actrizes que não suporto ver em filmes/séries. Não consigo deixar de considerar que a sua prestação é sempre a mesma, com uma personagem imatura e mimada ou irritante. Pode ser defeito meu, mas, voltei a sentir o mesmo nesta adaptação.
Ainda assim, não há como negar que o filme é bastante superior ao livro. Acreditem que é raro ter esta opinião, mas passo a explicar.

A ideia principal da obra mantém-se no filme, mas além disso, a adaptação foge bastante do original. O efeito visual do filme é sem dúvida o seu ponto forte, que resulta muito bem e torna o filme bastante apelativo.

A representação ficou aquém. Não são actores que aprecie particularmente, achei a representação medíocre, mas consigo compreender pois as personagens também não traziam espaço para grandes performances.

Resultado de imagem para nerve gif

A história foi estruturada de forma mais alucinante e consegue trazer a adrenalina que o livro tenta trazer e não consegue. A única questão em que o livro consegue ser superior é na questão dos prémios, em que mostra como o jogo está envolvido na vida dos participantes ao ponto de conhecer os seus desejos mais profundos.

Não é um filme memorável, longe disso, mas sem dúvida mostrou-se um filme agradável para se ver num Sábado à tarde.


Sem comentários:

Enviar um comentário