sexta-feira, 13 de julho de 2018

[Opinião] 'Antes de Ires' de Clare Swatman


Há imenso tempo que não partilhava convosco as minhas leituras e respectivas opiniões. Vou tentar por em dia pelo menos parte delas. Começando com este 'Antes de Ires' da autora Clare Swatman.

Este é um daqueles livros que quando foi lançado não me despertou logo interesse. Entretanto surgiu-me a oportunidade de adquirir o livro, após o mesmo me ter sido recomendado, então decidi arriscar. E qual foi o veredicto?

Vamos por partes.

Zoe e Ed têm um casamento com problemas e, de um momento para o outro, Zoe vê-se sozinha quando Ed, a caminho do trabalho, é atingido por um autocarro e morre. Sendo esta a informação disponível na sinopse, fiquei curiosa com o que viria a seguir. Se falamos de um romance e se um dos nossos protagonistas morre ao iniciarmos a história, o que virá a seguir? Certamente não esperava que viajássemos para trás no tempo… Mas foi o que aconteceu.

Sem querer entrar em muitos mais pormenores sobre o desenrolar da história, posso dizer que não senti qualquer empatia pelas personagens ou pela história em si. No geral, este livro ficou sempre aquém em todos os aspectos: as personagens não foram minimamente desenvolvidas, o desenrolar foi bastante cliché e consequentemente o final bastante previsível (e possivelmente o que menos gostei no livro).

Para mim, o que este livro teve de positivo foi o seu potencial. Embora seja maioritariamente um romance romântico (desculpem a redundância), a certa altura é desenvolvida a temática da infertilidade, um tema que poderia ter sido melhor aproveitado e ajudado a criar uma maior profundidade na história. No entanto, da forma que foi desenvolvido, a autora não conseguiu mesmo assim prender-me na sua narrativa e nas suas personagens.

Assim, continuo na maré de leituras que não me enchem as medidas. Um romance que se lê numa tarde, que ajuda a passar o tempo, mas em nada memorável.

Sem comentários:

Enviar um comentário