segunda-feira, 15 de setembro de 2014

[Opinião] Ruta Sepetys - O Longo Inverno

Mais informação no site da editora.

Devo começar por dizer que este livro foi para mim uma enorme surpresa, pela positiva. ‘O Longo Inverno’ era muitas vezes falado em diversos grupos literários no Facebook, e assim que o encontrei há uns meses na feira do livro, a um preço bastante convidativo, decidi arriscar na sua leitura. Ora claro está, aguardou meses na prateleira que eu o lesse, e só o fiz seguindo a sugestão que me foi dada de que seria uma óptima leitura.

E se o foi! A acção inicia-se na Lituânia, na década de 40 e apresenta-nos a família de Lina uma jovem artista lituana de 16 anos. A partir desse momento a acção desenrola-se rapidamente e em capítulos curtos que ajudam a prender o leitor ao livro. Ao longo da trama o livro vai trazendo ingredientes que vão cativando, recorrendo a flashbacks do passado da jovem Lina contrastando-os com os momentos dolorosos do seu presente.

Confesso que história é um tema que me fascina, mas muito sinceramente a situação dos lituanos na mão de Estaline era um tema que desconhecia por completo. Sendo a primeira vez que este tema me era apresentado numa leitura, vê-lo através do olhar adolescente de Lina fez-me sentir as variadas sensações que a personagem sentia, a raiva, o medo, a alegria e a esperança. Creio que a esperança é o tema chave nesta leitura. Lina e a sua família nunca quiseram deixar de acreditar que tudo iria acabar por bem e que o futuro os aguardava.

O único aspecto que não me permitiu atribuir 5* a este livro foi o desenrolar do final que na minha opinião acabou por tornar-se um pouco rápido de mais. Se há livros que pecam pelo excesso de páginas, ‘O Longo Inverno’ poderia contar com mais umas páginas que nos guiassem pelo futuro de Lina até à resolução do conflito.

Uma leitura rápida, dolorosa e fascinante ao mesmo tempo, que mostra a força que o ser humano pode encontrar dentro de si em momentos negros.

Sem comentários:

Enviar um comentário